O jogo do telegrama como material didático para a introdução da decomposição de um número em fatores primos

Autores

  • Gabriela dos Santos Barbosa Professora, UERJ / FEBF
  • Sandra Maria Pinto Magina Professora, UESC / PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.243

Palavras-chave:

Jogo, Decomposição em fatores primos, Teoria dos Campos Conceituais, Ensino Fun- damental, intervenção de ensino

Resumo

Este texto relata um estudo cujo objetivo foi investigar, por meio da identificação e análise dos esque- mas empregados por 22 estudantes do 6o ano do Ensino Fundamentalde uma escola particular do Rio de Janeiro, as contribuições de uma atividade lúdica – o jogo do telegrama – para a compreensão da decomposição de um número em fatores primos. Trata-se de um estudo analítico, desenvolvido a partir das ideias teóricas de Vergnaud. A análise permitiu reconhecer que a situação do jogo, bem como suas representações, favoreceram apropriações de esquemas referentes à decomposição de um número em fatores primos pelos alunos.

Referências

BARBOSA, Gabriela S. O Teorema Fundamental da Aritmética: jogos e problemas com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental.Tese de doutorado em Educação Matemática. São Paulo:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

BROWN, Anne; THOMAS, Karen; TOLIAS, Georgia. Conceptions of divisibility: success and understanding. In: CAMPBELL, S.;Zazkiz, R. (Orgs.). Learning and Teaching Number Theory. Westport: Ablex Publishing, pp. 41-82, 2002.

CAMPBELL, Stephen R. Coming to terms with division: Preservice teachers’ understanding. In: CAMPBELL, S.; Zazkiz, R. (Orgs.). Learning and Teaching Number Theory.Westport: Ablex Publishing, pp.1-14, 2002.

COELHO, Sônia; MACHADO, Sílvia; MARANHÃO, Cristina. Projeto: qual a álgebra a ser ensinada em cursos de formação de professores de matemática? Santos: SIPEM, 2003.

.Como é utilizado o Teorema Fundamental da Aritmética por atores do Ensino Fundamental? Porto: CIBEM V, 2005.

LINS, Romulo C.; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

RESENDE, Marilene R. Re-significando a disciplina Teoria dos Números na forma- ção dos professores de matemática na licenciatura. Tese de doutorado em Educação Matemática. São Paulo:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007.

TEPPO, Anne R. Integrating content in classroom Mathematics. In: CAMPBELL, S.;Zazkiz, Rina. (Orgs.).Learning and Teaching Number Theory. Westport: Ablex Publishing, pp.117-130, 2002.

VERGNAUD, Gerard. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didac- tique des Mathématiques, v. 10, n. 23, pp. 133-170, 1990.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

SANTOS BARBOSA, G. dos .; PINTO MAGINA, S. M. . O jogo do telegrama como material didático para a introdução da decomposição de um número em fatores primos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 71–85, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.243. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/243. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos