Mobilizando o pensamento geométrico em um grupo de estudos: o caso da professora Vanda

Autores

  • Cirléia Pereira Barbosa Instituto Federal de Minas Gerais
  • Ana Cristina Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.242

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pensamento Geométrico, Desenvolvimento Profissional, Anos  iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora, expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela.

Referências

FISCHBEIN, E.. The theory of figural concepts. EducationaI Studies in Mathe- matics. 24: 139-162, 1993.

GUTIERREZ, A. Visualization in 3-Dimensional Geometry: In Search of a Fra- mework. University of Valence, Spain, 1996. Disponível em: <http://www.uv.es/ Angel.Gutierrez/archivos1/textospdf/Gut96c.pdf>. Acesso: fev. 2011.

NACARATO, A. M. Eu Trabalho Primeiro no Concreto. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005. SBEM-SP.

PAIS, L. C. Intuição, Experiência e Teoria Geométrica. Zetetiké, Campinas, SP, v.4, n. 6, p. 65-74, jul./dez. 1996.

. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da Geometria. In: ANPED, 23ª reunião, 2000, Caxambu. Anais eletrônicos… Caxambu,2000. Disponível em: <http://anped.org.br/23/textos/1919t.pdf>. Acesso: mar. 2010.

PASSOS, C. L. B. Representações, interpretações e prática pedagógica: a Geome-tria na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – UNICAMP, Campinas, 2000.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

BARBOSA , C. P. .; FERREIRA , A. C. Mobilizando o pensamento geométrico em um grupo de estudos: o caso da professora Vanda. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 55–69, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.242. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/242. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos