Estratégias de resolução em problemas do Campo Conceitual Aditivo: um estudo com alunos ingressantes nos Cursos de Ciências Exatas

Autores

  • Lilian Akemi Kato Professora do DMA da UEM
  • Marli Schmitt-Zanella Mestranda do PCM da UEM
  • Vanessa Kulicheski Matias dos Santos Graduada em Matemática pela UEM
  • João Roberto Gerônimo Professor do DMA da UEM
  • Kleber Luciano Niro Graduado em Matemática pela UEM
  • Jusley Talita Grimes de Souza Graduanda em Matemática pela UEM
  • Valdinei Cezar Cardoso Professor do DCI da UEM

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.241

Palavras-chave:

Teoria  dos  Campos  Conceituais, Estrutura  aditiva, Invariantes  operatórios, Ensino  superior, Ciências Exatas

Resumo

A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi o referencial teórico norteador desta pesquisa que teve como objetivo principal identificar os invariantes operatórios inadequados, apresentados pelos es- tudantes, ingressantes nos Cursos de Ciências Exatas, em problemas do Campo Conceitual Aditivo. Para tanto, os alunos responderam um teste contendo problemas das seis categorias da estrutura aditiva, que foi analisado em termos dos cálculos relacionais apresentados, e possibilitaram a identificação dos teoremas em ação mobilizados pelos estudantes. Os resultados apontam a presença de invariantes inade- quados na resolução de problemas de composição, transformação e comparação, que podem prevalecer durante toda a vida escolar dos educandos, e, consequentemente, interferir nos índices de reprovação e evasão nos cursos de graduação.

Referências

VERGNAUD, Gérard. La teoría de los campos conceptuales. Recherches en Didáctique des Mathématiques, Vol. 10,nº 2, 3, pp. 133-170, 1990.

VERGNAUD, Gérard . Teoria dos Campos Conceituais. In: Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1993, UFRJ. Rio de Janeiro: Projeto Fundão – Instituto de Matemática – UFRJ, p. 1-26, 1993.

VERGNAUD, Gérard. A Teoria dos Campos Conceptuais. In: BRUN, JEAN. Di- dáctica das Matemáticas. Tradução: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget – Horizontes Pedagógicos, p. 155-191, 1996.

VERGNAUD, Gérard. The Theory of Conceptual Fields. In: Human Development. Vol. 52, nº 2. Printed in Switzerland: Karger, p. 83-94. Acesso on line: , 2009a.

VERGNAUD, Gérard. A Criança, a Matemática e a Realidade: Problemas do En- sino da Matemática na Escolar Elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro; Revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. Curitiba: Editora da UFPR, 2009b.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

AKEMI KATO, L. .; SCHMITT-ZANELLA, M. .; MATIAS DOS SANTOS , V. K.; GERÔNIMO, J. R.; LUCIANO NIRO, K.; GRIMES DE SOUZA, J. T. .; CEZAR CARDOSO, V. . Estratégias de resolução em problemas do Campo Conceitual Aditivo: um estudo com alunos ingressantes nos Cursos de Ciências Exatas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 33–53, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.241. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/241. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos