Estratégias de resolução em problemas do Campo Conceitual Aditivo: um estudo com alunos ingressantes nos Cursos de Ciências Exatas
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.241Palavras-chave:
Teoria dos Campos Conceituais, Estrutura aditiva, Invariantes operatórios, Ensino superior, Ciências ExatasResumo
A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi o referencial teórico norteador desta pesquisa que teve como objetivo principal identificar os invariantes operatórios inadequados, apresentados pelos es- tudantes, ingressantes nos Cursos de Ciências Exatas, em problemas do Campo Conceitual Aditivo. Para tanto, os alunos responderam um teste contendo problemas das seis categorias da estrutura aditiva, que foi analisado em termos dos cálculos relacionais apresentados, e possibilitaram a identificação dos teoremas em ação mobilizados pelos estudantes. Os resultados apontam a presença de invariantes inade- quados na resolução de problemas de composição, transformação e comparação, que podem prevalecer durante toda a vida escolar dos educandos, e, consequentemente, interferir nos índices de reprovação e evasão nos cursos de graduação.
Referências
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