Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações

Autores

  • Joana Mata-Pereira Unidade de Investigação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.240

Palavras-chave:

Raciocínio matemático, Generalização, Justificação, Inequações, Álgebra

Resumo

Este artigo analisa os processos de raciocínio matemático de alunos na resolução de tarefas algébricas envolvendo inequações. Esta análise destaca a generalização e a justificação enquanto processos-chave do  raciocínio  matemático,  dando  também  atenção  às  representações  e  processos  de  significação.  Os resultados mostram que na generalização os alunos seguem abordagens indutivas e abdutivas e na jus- tificação baseiam-se em conhecimentos anteriores ou conceitos e propriedades conhecidas. O uso de diferentes representações parece não limitar o desenvolvimento do raciocínio matemático e os proces- sos de significação surgem intrinsecamente ligados às generalizações ou justificações apresentadas. 

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Publicado

01-01-2013

Como Citar

MATA-PEREIRA, J. .; PONTE, J. P. da . Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 62, p. 17–31, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.240. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/240. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos