Transformações isométricas com manipulações em tela

Autores

  • Alexandre R. de Assis Instituto de Educação Rangel Pestana-SEEDUC/RJ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.126

Palavras-chave:

Transformações isométricas, GeoGebra, Tablet, Ensino Médio

Resumo

As tarefas sugeridas nesta seção fazem parte de implementações realizadas com alunos do Ensino Médio, do Instituto de Educação Rangel Pestana. A proposta é composta por quatro tarefas utilizando  as  ferramentas  de  transformações  isométricas  disponibilizadas  pelo  GeoGebra  para tablets. A primeira tarefa está direcionada para a utilização da ferramenta “reflexão”; a segunda, voltada para o processo de rotação; a terceira é orientada para a manipulação da ferramenta “translação”; e a quarta objetiva a elaboração de estratégias para o deslocamento de um polígono no plano utilizando as transformações isométricas. As tarefas podem ser utilizadas em smartphones e adaptadas para uso em outros softwares.

Referências

ASSIS, A. R. de. Alunos do Ensino Médio trabalhando no GeoGebra e no Construtor Geométrico: Mãos e rotAções em touchscreen. 2015. 158p. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, PPGEduc, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2016. Disponível em: <http://www.gepeticem.ufrrj.br/portal/wp- content/uploads/2017/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Alexandre-Rodrigues-de-Assis.pdf>

BAIRRAL, M., ASSIS, A., SILVA, B. C. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica, RJ: EDUR, 2015a. 115p. (Série InovaCom TIc, v.7). Versão e- Book disponível em: <https://itunes.apple.com/br/book/maos-em-acao-em- dispositivos/id1132206515?mt=11>

BAIRRAL, M. A., ARZARELLO, F., ASSIS, A. High School students rotating shapes in GeoGebra with touchscreen. Quaderni di Ricerca in Didattica: Matematica 25 (suplemento 2) Proceedings CIEAEM 67, p.103-108, 2015b.

BAIRRAL, M., ARZARELLO, F., ASSIS, A. Domains of manipulation in touchscreen devices and some didactic, cognitive and epistemological implications for improving geometric thinking. In G. Aldon, F. Hitt, L. Bazzini, & U. Gellert (Eds.), Mathematics and technology: a CIEAEM source book , p. 113-142. Springer, 2017.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: TAILLE, Y. de la, OLIVEIRA, M. K., DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. 23. ed. São Paulo: Summus editora, 1992. 117p.

VELOSO, E. Simetria e transformações geométricas. Lisboa: APM, 2012.

Downloads

Publicado

01-01-2017

Como Citar

ASSIS, A. R. de. Transformações isométricas com manipulações em tela. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 186–197, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.126. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/126. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para aula