Recursos didáticos aplicados em sala de aula para visualização

Autores

  • George William Bravo de Oliveira FAETEC

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.124

Palavras-chave:

Sistema projetivo, Vistas ortográficas, Câmeras, Ensino Médio

Resumo

Este  artigo  discute  uma  proposta  para  recurso  pedagógico  que  utiliza  câmeras  de  segurança, favorecendo uma experiência de manipulação de objetos e materiais para o desenvolvimento da visualização em um processo de inclusão pela imagem. O processo de aprendizagem dos estudos introdutórios, do sistema projetivo ortogonal e de elementos constituintes (ponto, reta e plano), foram estudados em Geometria Descritiva por alunos da faixa etária de 14 a 17 anos, do Ensino Médio de cursos de formação técnica. Aprender a ver é uma possibilidade aberta nessa proposta para entendimento da formação das projeções e retomar a prática de observação. A visualização em três dimensões gera reconhecimento da imagem realizada. A integração com objetos e a geração de imagens com os aspectos principais do desenho projetivo favorecem o incremento da rotina dos trabalhos e melhor entendimento dos conceitos de geometria.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

BRAVO DE OLIVEIRA, G. W. . Recursos didáticos aplicados em sala de aula para visualização. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 169–185, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.124. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/124. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos