Que quadrilátero é? Licenciandos em matemática usando propriedades conhecidas no VMT com o GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2017.027Palavras-chave:
Geometria dinâmica, VMTcG, Licenciatura em matemática, Construção de quadriláterosResumo
Ambientes de geometria dinâmica podem constituir espaço para aprendizagem e desenvolvimento do pensamento científico. Eles permitem a construção e o manuseio de objetos matemáticos na tela do computador: a possibilidade de clicar, arrastar e transformar diferentemente uma figura, influencia qualitativamente na descoberta matemática. O objetivo deste artigo é ilustrar uma dupla de licenciandos interagindo no VMTcG na resolução de uma tarefa com os propósitos de construir um quadrilátero e analisar a sua natureza. Os dados foram coletados mediante tabelas geradas no ambiente, registros escritos, uso do VMT player, print de telas com construções no quadro branco ou na aba do GeoGebra e registros dos pesquisadores. As formas de convencimento sobre a natureza do quadrilátero construído estiveram basicamente embasadas em propriedades conhecidas por eles sobre o quadrilátero em análise. Resultados instigam sobre tipo de tarefa e estratégias de raciocínio usadas pelos interlocutores.
Referências
AMARAL, R. B. Argumentação matemática colaborativa em um ambiente online. Acta Scientiae, v.13, n.1, 2011.
ARZARELLO, F., OLIVERO, F., PAOLA, D.; ROBUTTI, O. A cognitive analysis of dragging practises in Cabri environments. ZDM, v. 34, n. 3, 66-72, 2002.
ASSIS, A., MARQUES, W. (Eds.). Ambientes virtuais e formação de professores: de construções individuais às interações coletivas (eBook) (Vol. 8). Seropédica: Edur, 2017.
BACCAGLINI-FRANK, A. E. B. Dragging and Making Sense of Invariants in Dynamic Geometry. In this activity, students learn to make conjectures about properties that do not change. Mathematics Teacher, v. 105, n. 8, 2012.
BAIRRAL, M. A.; POWELL, A. Identificação e análise de objetos e relações em Virtual Math Teams. In A. POWELL (Ed.), Métodos de Pesquisa em Educação Matemática: Usando Escrita, Vídeo e Internet (p. 127-150). Campinas: Mercado de Letras, 2015.
BAIRRAL, M. A. Licenciandos em matemática analisando o comportamento de pontos notáveis de um triângulo em um ambiente virtual com GeoGebra. Anais ... 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis, p. 1-20.
BAIRRAL, M. A. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Rio de Janeiro: Edur, 2007.
BAIRRAL, M. A.; MARQUES, F. de J. R. Onde se localizam os pontos notáveis de um triângulo? Futuros professores de matemática interagindo no ambiente VMT com GeoGebra. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 111-130, 2016. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24076/pdf.
BARREIRA, J. C.; BAIRRAL, M. A. Licenciandos em matemática trabalhando em ambiente virtual com o GeoGebra. Anais … XIII ENEM, São Paulo, 2016. http://sbem.bruc.com.br/xiienem/pdf/5630_2963_ID.pdf
BORBA, M. de. C.; Penteado, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
ÇAKIR, M. P.; ZEMEL, A.; STAHL, G. The joint organization of interaction within a multimodal CSCL medium. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 4, n. 2, p. 115-149, 2009.
GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica uma Nova Abordagem para o Aprendizado da Geometria. In: Anais... VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p.1-13, Belo Horizonte, 1996.
KINDEL, D. S. Diálogos de alunos sobre infinito. Curitiba: Appris, 2015.
MARQUES, F. J. R; BAIRRAL, M. A. Futuros Professores de Matemática Interagindo em um Ambiente Virtual com o GeoGebra. Educação Matemática em Revista, Sociedade brasileira de educação matemática, p. 5 – 18. Brasil, 2014.
MEIER, M.; GRAVINA, M. A. Modelagem no GeoGebra e o desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental. In: Anais ... CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA, 2012, São Paulo. p. CCL-CCLXIV, 2012.
PEREIRA, T. de L. M. O uso do software GeoGebra em uma Escola Pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Juiz de Fora: UFJF, 2012.
POWELL, A. B.; PAZUCH, V. Tarefas e justificativas de professores em ambientes virtuais colaborativos de geometria dinâmica. Zetetiké, v. 24, n. 2, p. 191-207, 2016.
RICHIT, A.; BENITES, V. C.; ESCHER, M. A.; MISKULIN, R. G. S. Contribuições do software GeoGebra no estudo de cálculo diferencial e integral: uma experiência com alunos do curso de geologia. In: Anais... 1ª. Conferência Latino Americana de GeoGebra, p. 90- 99, 2012.
STAHL, G. Studying virtual math teams. New York: Springer, 2009
SCHEFFER. N. F.; PASIN, P. A argumentação de professores de matemática suscitada pelo uso de softwares dinâmicos: construindo significados. Vidya, v. 33, n. 1, p. 9-17, 2013.
XAVIER, G. P. de O. Formação continuada para a EJA: Análise de interações docentes em matemática em um fórum de discussão. Dissertação (Mestrando em Educação). Seropédica: UFRRJ/PPGEDUC, 2016.
ZULATTO, R. B. A. Professores de Matemática que Utilizam Softwares de Geometria Dinâmica: suas características e perspectivas. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro: UNESP, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.