Potencialidades da Tecnologia Touchscreen para o Ensino de Matemática

Autores

  • Dircilene Val Ferreira Tostes Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo de Oliveira Dias Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2017.026

Palavras-chave:

Construção do conhecimento, Dispositivos, Interação

Resumo

O uso das tecnologias digitais vem sendo cada vez mais inserido na dinâmica da sala de aula. Relata-se aqui a inserção destes recursos na prática docente/discente, abrindo possibilidades para a construção do conhecimento, para uma efetiva produção colaborativa, promovendo a compreensão do conhecimento construído, além de analisar os resultados dessa prática e tornar as aulas mais dinâmicas. Este artigo aborda a relevância da utilização de dispositivos com tecnologia touchscreen, os celulares (smartphones) nas salas de aula, como recurso pedagógico, apresentando alguns dispositivos disponíveis e suas características.  Para desenvolver as habilidades do conteúdo de Geometria Analítica, o texto traz exemplos de atividades nas quais os alunos são orientados a instalarem em seus celulares, alguns softwares, para, nas palmas das mãos, realizarem as tarefas. Destaca-se o processo de avaliação e execução de atividades o uso do Complemento Flubaroo, utilizado para realizar as correções e análises de resultados. Ressalta-se a interação e cooperação entre discentes e docentes na construção do conhecimento, sendo estes os mediadores em todas as etapas.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

FERREIRA TOSTES, D. V.; OLIVEIRA DIAS, M. de. Potencialidades da Tecnologia Touchscreen para o Ensino de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 132–142, 2017. DOI: 10.4322/gepem.2017.026. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/122. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos