Abrindo telas em smartphones e contemplando novas formas de numeramento

Autores

  • Wagner Marques UCAM/FAETEC
  • Marcelo Bairral UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.121

Palavras-chave:

Numeramento, Smartphones, Atividades Instigadoras

Resumo

Investigar a questão do numeramento mediante a implementação de atividades instigadoras com a utilização  de  smartphones  é  o  que  pretendemos  acossar.  Como  consequência,  uma  atitude preliminar  consiste  em  catalogar  pesquisas  que  possam  ser  norteadoras  para  nosso  propósito. Assim, apresentamos o recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, o qual elenca estudos acerca do numeramento. Este levantamento inicial sinaliza que no Brasil o foco predominante tem sido a Educação de Jovens e Adultos, ao passo que no exterior encontramos aplicações voltadas às séries iniciais. Destacamos também uma prática de numeramento peculiar que projeta especulações sobre diferentes tipos de numeramento, ou seja, o escolar e o do cotidiano. Como tais pesquisas não explicitam o uso de tecnologia, imaginamos ter o desafio de fazê-lo, e, assim, apresentamos uma atividade pautada no uso do aplicativo MyScript Calculator, com o objetivo de apresentar uma revisão de literatura inicial e ilustrar uma implementação de atividade com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública, sob uma abordagem intervencionista.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

MARQUES , W. .; BAIRRAL , M. . Abrindo telas em smartphones e contemplando novas formas de numeramento. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 114–131, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.121. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/121. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos