Uma Pletora de Poliedros e a Metodologia da Engenharia Didática: potencializando o ensino de Poliedros Regulares

Autores

  • Rafaela Moraes Cruz Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo de Oliveira Dias Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.120

Palavras-chave:

Softwares, Geometria Dinâmica, Geometria Espacial

Resumo

O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma investigação realizada no contexto do Programa de Pós Graduação em Ensino da Universid ade Federal Fluminense (UFF), no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), que teve por objetivo identificar as contribuições do software Uma Pletora de Poliedros para o ensino de Poliedros Regulares. Para a realização deste estudo foi utilizada a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, na qual houve reflexões d a professor a /pesquisador a nas quatro fases propostas por essa metodologia. A sessão de ensino p lanejada a partir da Engenharia Didática contou com uma amostra de 53 estudantes da 1ª série do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense. Dessa análise, destacamos que, dentre as considerações conclusivas, a visualização espacial potencializada pelo software e a dinamicidade do processo de ensino contribuíram para a apropriação do conteúdo Poliedros Regulares.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

MORAES CRUZ, R. .; OLIVEIRA DIAS, M. de . Uma Pletora de Poliedros e a Metodologia da Engenharia Didática: potencializando o ensino de Poliedros Regulares. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 157–168, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.120. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/120. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos