PNAIC no Estado do Rio de Janeiro: jogos matemáticos na prática de professores do Ciclo de Alfabetização

Autores

  • Edite Resende Vieira Colégio Pedro II
  • Elizabeth Ogliari Marques Projeto Fundão-IM-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2017.024

Palavras-chave:

Jogos, Formação de Professores, Ciclo de Alfabetização, PNAIC

Resumo

O uso de jogos nas práticas escolares, como elemento mediador dos conteúdos a serem abordados, contribui para que a criança potencialize sua possibilidade de aprender e de construir novos conhecimentos. Nesta comunicação, apresentamos reflexões acerca da utilização de jogos como alternativa didático-pedagógica para os professores do Ciclo de Alfabetização em um programa de formação continuada implementado pelo governo federal. Tal programa, pautado em atividades problematizadoras, possibilitou ao professor alfabetizador perceber o jogo como um recurso de ensino favorável à (re)construção de conceitos matemáticos  e à troca de pontos de  vista.  Foi possível constatar também que a interação propiciada pelo jogo e o saber dos professores serviram como base para momentos de reflexão e de (res)significação das práticas pedagógicas no ensino de Matemática.  Para  finalizar,  ficou  evidente  a  importância  da  intencionalidade  docente  e  a intervenção pedagógica na prática de jogos para promover a construção de conceitos matemáticos.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

RESENDE VIEIRA, E. .; OGLIARI MARQUES , E. PNAIC no Estado do Rio de Janeiro: jogos matemáticos na prática de professores do Ciclo de Alfabetização. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 101–113, 2017. DOI: 10.4322/gepem.2017.024. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/119. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos