PNAIC no Estado do Rio de Janeiro: jogos matemáticos na prática de professores do Ciclo de Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2017.024Palavras-chave:
Jogos, Formação de Professores, Ciclo de Alfabetização, PNAICResumo
O uso de jogos nas práticas escolares, como elemento mediador dos conteúdos a serem abordados, contribui para que a criança potencialize sua possibilidade de aprender e de construir novos conhecimentos. Nesta comunicação, apresentamos reflexões acerca da utilização de jogos como alternativa didático-pedagógica para os professores do Ciclo de Alfabetização em um programa de formação continuada implementado pelo governo federal. Tal programa, pautado em atividades problematizadoras, possibilitou ao professor alfabetizador perceber o jogo como um recurso de ensino favorável à (re)construção de conceitos matemáticos e à troca de pontos de vista. Foi possível constatar também que a interação propiciada pelo jogo e o saber dos professores serviram como base para momentos de reflexão e de (res)significação das práticas pedagógicas no ensino de Matemática. Para finalizar, ficou evidente a importância da intencionalidade docente e a intervenção pedagógica na prática de jogos para promover a construção de conceitos matemáticos.
Referências
BALL, D. L. Knowledge and reasoning in mathematical pedagogy: examining what prospective teachers bring to teacher education. 1988. Tese (Doutorado em Filosofia) – Michigan State University, East Lansing, Michigan, 1988. Disponível em https://deborahloewenbergball.com/pubs- intro/#publications. Acesso em: 26 jan. 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, MEC/SEF, 1997. 142 p.
. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática. Brasília, MEC/SEB, 2014. 72 p.
FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007. MANDARINO, M. C. F. Concepções do ensino de matemática elementar que emergem da prática docente. 2006. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2006.
MORETTI, V. D.; SOUZA, N. M. M. de. Educação Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.
MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção Tendências em Educação Matemática). RIO DE JANEIRO. Edital SMA Nº 92, de 26 de fevereiro de 2016.
SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. (Org.). Os Professores e a sua Formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1997.
SERRAZINA, M. de L. M. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, no. 1, p.266-283, mai. 2012. Disponível em <http://www.reveduc.ufscar.br>. Acesso em: 29 nov.2016.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, n.2, p.4-14, 1986.
SILVA, M. S. da. Clube de Matemática: jogos educativos. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. SILVEIRA, R. S; BARONE, D. A. C. Jogos Educativos computadorizados utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação, 1998.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de Matemática de 6º ao 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
STAREPRAVO, A. R. Jogando com a matemática: números e operações. Curitiba: Aymará,2009.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.