Um estudo dos resultados da Prova Brasil na disciplina de Matemática no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Elisângela de Souza Secretaria Municipal de Educação de Macaé

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.118

Palavras-chave:

Prova Brasil, Matemática, Avaliação do ensino

Resumo

As avaliações de larga escala surgiram diante da necessidade de avaliação da educação básica brasileira. A Prova Brasil, avaliação integrante do SAEB, é aplicada desde 2005 e busca fazer um diagnóstico do ensino do país. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise descritiva dos dados referentes a média de proficiência em Matemática nas duas últimas edições da Prova Brasil (2013 e 2015) no estado do Rio de Janeiro, que são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP).  O estudo observou algumas variáveis relacionadas à escola para verificar se existe possível relação com a média alcançada na disciplina de Matemática.  Constatou- se que existe uma variação entre as diferentes localidades do estado do Rio de Janeiro, e que as médias ainda demonstram o baixo desempenho na disciplina, pois o resultado da maioria dos municípios foi aquém do necessário.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

SOUZA, E. de . Um estudo dos resultados da Prova Brasil na disciplina de Matemática no estado do Rio de Janeiro. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 90–100, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.118. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/118. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

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Artigos