Um estudo dos resultados da Prova Brasil na disciplina de Matemática no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Elisângela de Souza Secretaria Municipal de Educação de Macaé

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2017.023

Palavras-chave:

Prova Brasil, Matemática, Avaliação do ensino

Resumo

As avaliações de larga escala surgiram diante da necessidade de avaliação da educação básica brasileira. A Prova Brasil, avaliação integrante do SAEB, é aplicada desde 2005 e busca fazer um diagnóstico do ensino do país. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise descritiva dos dados referentes a média de proficiência em Matemática nas duas últimas edições da Prova Brasil (2013 e 2015) no estado do Rio de Janeiro, que são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP).  O estudo observou algumas variáveis relacionadas à escola para verificar se existe possível relação com a média alcançada na disciplina de Matemática.  Constatou- se que existe uma variação entre as diferentes localidades do estado do Rio de Janeiro, e que as médias ainda demonstram o baixo desempenho na disciplina, pois o resultado da maioria dos municípios foi aquém do necessário.

Referências

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educ. Pesquisa [online]. 2013, vol.39, n.1, pp.177-194. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a12.pdf> Acesso em: 12 fev. 2016.

BARROS, R. P. et al. Determinantes do desempenho educacional do Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v.31, n.1. p.1-42, abr. 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/INEP. Índice de Desenvolvimento da Escola Pública. Disponível em <http://ideb.inep.gov.br>. Acesso em 20 ago. 2016.

BECKER, F. da R.. Avaliação educacional em larga escala: a experiência brasileira. Avaliação educacional em larga escala. Revista Iberoamericana de Educación, n. 53. p.1 -11, 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA- INEP. Escalas de Proficiências da Prova Brasil. Disponível em <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/escala/escala_proficiencia/2013/escala_ensino_medio_2013.pdf> Acesso em fev. 2016 a.

. SAEB. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2016b.

_. Microdados da Aneb e da Anresc 2015. Brasília: Inep, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar>. Acesso em: 30 jan. 2017.

. Microdados da Aneb e da Anresc 2013. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar>. Acesso em: 10 fev. 2016.

GONÇALVES, F. O.; FRANÇA, M. T. A.. Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade educacional: avaliando o sistema educacional brasileiro a partir do SAEB 2003. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, n. 61, p. 639-662, 2008.

KLEIN, R.. Como está a educação no Brasil? O que fazer? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, RJ, v. 14, n. 51, abr. - jun. 2006. p. 139 - 172.

MENEZES FILHO, N. A.. Os determinantes do desempenho escolar do Brasil Instituto Futuro Brasil, Ibmec-SP e FEA-USP, 2007. Disponível em: < http://www.todospelaeducacao.org.br//arquivos/biblioteca/f4e8070a-8390-479c-a532-803bbf14993a.pdf >.. Acesso em: 10 ago 2013.

SOARES, J. F. O Efeito da Escola no Desempenho Cognitivo de seus Alunos. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (REICE), v. 2, n. 02, 2004. Disponível em: <http://www.ice.deusto.es/RINACE/reice/vol2n2/Soares.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2015.

SOUZA, E. Uma análise dos resultados da proficiência em matemática na Prova Brasil no estado do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014, 6, Niterói, RJ. Anais... Niterói: SBEM- RJ, 2014. Disponível em:< http://www.sbemrj.com.br/p/anais.html>. Acesso em: 12 set. 2016.

UNICEF, PNUD, INEP-MEC (coordenadores). Indicadores da qualidade na educação / Ação Educativa, – São Paulo: Ação Educativa, 2004.

VALLE SILVA, N.; BARBOSA, M. L. de O. Desempenho individual e organização escolar na realização educacional. Sociologia & Antropologia, v. 2, n. 4, p. 159, 2012.

Downloads

Publicado

01-01-2017

Como Citar

SOUZA, E. de . Um estudo dos resultados da Prova Brasil na disciplina de Matemática no estado do Rio de Janeiro. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 90–100, 2017. DOI: 10.4322/gepem.2017.023. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/118. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos