A compreensão matemática de vetores adquirida por estudantes nas aulas de Física
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2017.021Palavras-chave:
Vetores, Ensino Médio, BNCCResumo
Devido à fragmentação das disciplinas do Ensino Médio, em algumas situações pré-requisitos não são ofertados de modo a possibilitar uma aprendizagem significativa de algumas disciplinas. Este é o caso dos vetores, conteúdo matemático essencial para o estudo da Física Clássica, e não contemplado nas aulas de Matemática. Os prejuízos que esta ausência pode acarretar para a aprendizagem da Física não são conhecidos; no entanto, pesquisas apontam que a aprendizagem deficitária no estudo vetorial pode prejudicar o desempenho destes estudantes no curso superior de Licenciatura em Matemática. Deste modo, surgiu o seguinte questionamento: os estudantes chegam ao Ensino Superior com carência neste conteúdo porque o Ensino de Física que receberam foi deficitário ou porque a Física não consegue suprir a aprendizagem vetorial que a Matemática poderia oferecer? Para buscar algumas respostas, realizou-se uma investigação em dois campi do Instituo Federal do Rio de Janeiro sobre a aprendizagem de vetores no Ensino Médio.
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