A compreensão matemática de vetores adquirida por estudantes nas aulas de Física

Autores

  • Rafael Filipe Novoa Vaz IFRJ-CPAR; Projeto Fundão-UFRJ
  • Magno Luiz Ferreira IFRJ-CVR; Projeto Fundão-UFRJ
  • Lilian Nasser Fundão-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2017.021

Palavras-chave:

Vetores, Ensino Médio, BNCC

Resumo

Devido à fragmentação das disciplinas do Ensino Médio, em algumas situações pré-requisitos não são ofertados de modo a possibilitar uma aprendizagem significativa de algumas disciplinas. Este é o caso dos vetores, conteúdo matemático essencial para o estudo da Física Clássica, e não contemplado nas aulas de Matemática. Os prejuízos que esta ausência pode acarretar para a aprendizagem da Física não são conhecidos; no entanto, pesquisas apontam que a aprendizagem deficitária no estudo vetorial pode prejudicar o desempenho destes estudantes no curso superior de Licenciatura em Matemática. Deste modo, surgiu o seguinte questionamento: os estudantes chegam ao Ensino Superior com carência neste conteúdo porque o Ensino de Física que receberam foi deficitário ou porque a Física não consegue suprir a aprendizagem vetorial que a Matemática poderia oferecer? Para buscar algumas respostas, realizou-se uma investigação em dois campi do Instituo Federal do Rio de Janeiro sobre a aprendizagem de vetores no Ensino Médio.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

NOVOA VAZ, R. F. .; LUIZ FERREIRA, M. .; NASSER, L. . A compreensão matemática de vetores adquirida por estudantes nas aulas de Física. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 56–69, 2017. DOI: 10.4322/gepem.2017.021. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/116. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos