Desempenho em cálculo: investigando a transição do ensino médio para o superior

Autores

  • Lilian Nasser Projeto Fundão - IM/UFRJ
  • Geneci Alves de Sousa SENAI-CETIQT, SEEDUCRJ, SME-RJ, Projeto Fundão - IM/UFRJ
  • Marcelo André A. Torraca SEEDUCRJ, UVA, Projeto Fundão - IM/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2017.020

Palavras-chave:

Cálculo, Transição, Ensino Médio, Ensino Superior

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar como se dá a transição do Ensino Médio para o Superior, e empreender ações para melhorar o desempenho de alunos de Cálculo I, a partir da análise de soluções apresentadas. As dificuldades são atribuídas, em geral, a lacunas na aprendizagem de Matemática na Escola Básica. A prontidão para a aprendizagem de Cálculo depende de vários conteúdos,  como  geometria,  vetores  e  funções.  Os  resultados  indicam  que  as dificuldades  na transição para o Ensino Superior, em especial na disciplina de Cálculo, podem ser amenizadas por abordagens adequadas de alguns tópicos do Ensino Médio.

Referências

BALOMENOS, R., FERRINI-MUNDY, J. e DICK, T. Geometria: prontidão para o Cálculo. In: M. Lindquist e A. Shulte (org.). Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo, Atual Editora, p.241;247, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. BNCC, 2ª versão, Brasília, DF, 2016. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília, DF, P.225, 1999.

CANDIDO, S. L. Uma experiência sobre o ensino e aprendizagem de funções. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 7, nº 8, p. 46-56, 2000.

CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Livraria Sá da Costa Editora. Lisboa, Portugal, 1984.

CAVASOTTO, M e VIALI, L. Dificuldades na aprendizagem de Cálculo: o que os erros podem informar. In: Boletim do GEPEM, Rio de Janeiro, nº 59, p. 15-33,2011.

DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, p. 11-33, 2003.

EVEN, R. Subject matter knowledge for teaching and the case of functions. Educational Studies in Mathematics, 21, p. 521-544, 1990.

IRIAS, D. F. et al. Cálculo Diferencial e Integral: analisando as dificuldades dos alunos de um curso de licenciatura em matemática. Revista de Educação Matemática da UFOP, Vol I. (2011).Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/redumat/article/view/343>.Acesso em: 10 de março de 2013.

NASSER, L. Uma pesquisa sobre o desempenho de alunos de Cálculo no traçado de gráficos. In: Frota, M.C.R. e Nasser, L (org.). Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates, SBEM, p. 43-58. 2009.

NASSER, L., SOUSA, G.. & TORRACA, M. Transição do Ensino Médio para o Superior: como minimizar as dificuldades em cálculo? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, V, 2012, Petrópolis, Atas. Rio de Janeiro, SBEMRJ, 2012,disponível em CD.

NASSER, L., SOUSA, G. & TORRACA, M. Aprendizagem de cálculo: dificuldades e sugestões para a superação. In: XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015, Tuxtla Gutierrez. Atas do XIVCIAEM, Tuxtla Gutierrez, México, 2015.

OLIVEIRA, M. C. A. e RAAD, M. R. A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo. In: Boletim do GEPEM, Nº 61, p. 125-137. Rio de Janeiro, 2012.

REZENDE, Wanderley Moura. O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. 468f. São Paulo. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, SP, 2003.

ROBERT, A. e SCHWARZENBERGER, R. Research in teaching and learning Mathematics at an advanced level. In: David Tall (Ed.): Advanced Mathematical Thinking. Kluwer Academic Publishers, The Netherlands, 1991.

SOARES, F.; SARUBBI, P.A. Investigando Dificuldades de Alunos de Cálculo em Problemas de Taxas Relacionadas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XXXVII, 2009, Recife, Anais..., Pernambuco, ABENGE, 2009, disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenges-anteriores/2009/artigos-2009/artigos-publicados_11. Acesso em: 10 de março de 2013.

TALL, D. Advanced Mathematical Thinking, Dordrecht, Kluwer Academic Publishers, 1991. TORRACA, M. Um estudo sobre álgebra em sistemas computacionais formativos, 2003, 250 f. Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Informática), Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, RJ, 2005.

WEIR, M.; HASS, J.; GIORDANO, F. Cálculo, v.1. São Paulo, Ed. Pearson, 2009.

Downloads

Publicado

01-01-2017

Como Citar

NASSER, L. .; ALVES DE SOUSA, G. .; TORRACA, M. A. A. . Desempenho em cálculo: investigando a transição do ensino médio para o superior. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 43–55, 2017. DOI: 10.4322/gepem.2017.020. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/115. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos