Desempenho em cálculo: investigando a transição do ensino médio para o superior

Autores

  • Lilian Nasser Projeto Fundão - IM/UFRJ
  • Geneci Alves de Sousa SENAI-CETIQT, SEEDUCRJ, SME-RJ, Projeto Fundão - IM/UFRJ
  • Marcelo André A. Torraca SEEDUCRJ, UVA, Projeto Fundão - IM/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.115

Palavras-chave:

Cálculo, Transição, Ensino Médio, Ensino Superior

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar como se dá a transição do Ensino Médio para o Superior, e empreender ações para melhorar o desempenho de alunos de Cálculo I, a partir da análise de soluções apresentadas. As dificuldades são atribuídas, em geral, a lacunas na aprendizagem de Matemática na Escola Básica. A prontidão para a aprendizagem de Cálculo depende de vários conteúdos,  como  geometria,  vetores  e  funções.  Os  resultados  indicam  que  as dificuldades  na transição para o Ensino Superior, em especial na disciplina de Cálculo, podem ser amenizadas por abordagens adequadas de alguns tópicos do Ensino Médio.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

NASSER, L. .; ALVES DE SOUSA, G. .; TORRACA, M. A. A. . Desempenho em cálculo: investigando a transição do ensino médio para o superior. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 43–55, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.115. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/115. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos