A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real

Autores

  • Diego Matos Colégio Pedro II (CPII)
  • Victor Giraldo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Wellerson Quintaneiro Centro Federal de Educação Tecnológica

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.114

Palavras-chave:

Cultura matemática, Formação de professores, Saberes docentes

Resumo

A  literatura  de  pesquisa  em  Educação  Matemática  tem  destacado  uma  desarticulação  entre  a licenciatura e a prática docente na educação básica. Nesse contexto, o presente trabalho traz resultados de uma pesquisa cujos objetivos eram: identificar aspectos da cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de um curso de Análise Real; observar possíveis relações entre essa cultura e a construção de saberes docentes. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionários, tarefas envolvendo o Teorema do Valor Intermediário e entrevistas semiestruturadas.  Os resultados evidenciaram aspectos de uma cultura matemática  associada à percepção hierárquica sobre matemática escolar e matemática acadêmica; manifestando-se, sobretudo,  por  meio  da  valorização  do rigor  em  detrimento  de  aspectos  considerados  “menos formais”,  como  representações  gráficas ou  argumentações  sem  escrita  simbólica.  Essa  cultura esteve associada a critérios de legitimação da argumentação matemática, inclusive em tarefas privilegiando situações de ensino na educação básica, indicando relação entre a cultura matemática observada e a construção de saberes docentes.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

MATOS, D. .; GIRALDO, V. .; QUINTANEIRO, W. . A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 26–42, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.114. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/114. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos