A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real

Autores

  • Diego Matos Colégio Pedro II (CPII)
  • Victor Giraldo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Wellerson Quintaneiro Centro Federal de Educação Tecnológica

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2017.019

Palavras-chave:

Cultura matemática, Formação de professores, Saberes docentes

Resumo

A  literatura  de  pesquisa  em  Educação  Matemática  tem  destacado  uma  desarticulação  entre  a licenciatura e a prática docente na educação básica. Nesse contexto, o presente trabalho traz resultados de uma pesquisa cujos objetivos eram: identificar aspectos da cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de um curso de Análise Real; observar possíveis relações entre essa cultura e a construção de saberes docentes. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionários, tarefas envolvendo o Teorema do Valor Intermediário e entrevistas semiestruturadas.  Os resultados evidenciaram aspectos de uma cultura matemática  associada à percepção hierárquica sobre matemática escolar e matemática acadêmica; manifestando-se, sobretudo,  por  meio  da  valorização  do rigor  em  detrimento  de  aspectos  considerados  “menos formais”,  como  representações  gráficas ou  argumentações  sem  escrita  simbólica.  Essa  cultura esteve associada a critérios de legitimação da argumentação matemática, inclusive em tarefas privilegiando situações de ensino na educação básica, indicando relação entre a cultura matemática observada e a construção de saberes docentes.

Referências

BALL, D.; THAMES, M.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BIZA, I.; NARDI, E.; ZACHARIADES, T. Using tasks to explore teacher knowledge in situation- specific contexts. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 10, n. 4-6, p. 301-309, 2007.

DAVIS, B; RENERT, M. Mathematics for teaching as shared, dynamics participation. Learning of Mathematics, v. 29, n, 3, p. 37-43, 2009.

DAVIS, P.; HERSH, R. A Experiência Matemática. Lisboa: Gradiva, 2013.

FIORENTINI, D. Alguns Modos e ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 4, p.1-37, 1995.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013.

KILPATRICK, J. A, Higher Standpoint. Proceedings of the 11th International Conference of Mathematical Education. México, 2008.

KLEIN, F. Elementary Mathematics from an Advanced Standpoint: Arithmetic, Algebra, Analysis. USA: Dover, 2004.

MIGUEL, A.; VILELA, D. Práticas escolares de mobilização de cultura matemática. Cadernos CEDES, v. 28, n. 74, p. 97-120, 2008.

MOREIRA, P.; FERREIRA, A. O Lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. Bolema, v. 27, n. 47, p. 981-1005, 2013.

RANGEL, L.; GIRALDO, V.; MACULAN, N. Conhecimento de matemática para o ensino: um estudo colaborativo sobre números racionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 42-70, 2015.

SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, p. 4-14, 1986.

Downloads

Publicado

01-01-2017

Como Citar

MATOS, D. .; GIRALDO, V. .; QUINTANEIRO, W. . A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 26–42, 2017. DOI: 10.4322/gepem.2017.019. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/114. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos