A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2017.019Palavras-chave:
Cultura matemática, Formação de professores, Saberes docentesResumo
A literatura de pesquisa em Educação Matemática tem destacado uma desarticulação entre a licenciatura e a prática docente na educação básica. Nesse contexto, o presente trabalho traz resultados de uma pesquisa cujos objetivos eram: identificar aspectos da cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de um curso de Análise Real; observar possíveis relações entre essa cultura e a construção de saberes docentes. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionários, tarefas envolvendo o Teorema do Valor Intermediário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram aspectos de uma cultura matemática associada à percepção hierárquica sobre matemática escolar e matemática acadêmica; manifestando-se, sobretudo, por meio da valorização do rigor em detrimento de aspectos considerados “menos formais”, como representações gráficas ou argumentações sem escrita simbólica. Essa cultura esteve associada a critérios de legitimação da argumentação matemática, inclusive em tarefas privilegiando situações de ensino na educação básica, indicando relação entre a cultura matemática observada e a construção de saberes docentes.
Referências
BALL, D.; THAMES, M.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BIZA, I.; NARDI, E.; ZACHARIADES, T. Using tasks to explore teacher knowledge in situation- specific contexts. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 10, n. 4-6, p. 301-309, 2007.
DAVIS, B; RENERT, M. Mathematics for teaching as shared, dynamics participation. Learning of Mathematics, v. 29, n, 3, p. 37-43, 2009.
DAVIS, P.; HERSH, R. A Experiência Matemática. Lisboa: Gradiva, 2013.
FIORENTINI, D. Alguns Modos e ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 4, p.1-37, 1995.
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013.
KILPATRICK, J. A, Higher Standpoint. Proceedings of the 11th International Conference of Mathematical Education. México, 2008.
KLEIN, F. Elementary Mathematics from an Advanced Standpoint: Arithmetic, Algebra, Analysis. USA: Dover, 2004.
MIGUEL, A.; VILELA, D. Práticas escolares de mobilização de cultura matemática. Cadernos CEDES, v. 28, n. 74, p. 97-120, 2008.
MOREIRA, P.; FERREIRA, A. O Lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. Bolema, v. 27, n. 47, p. 981-1005, 2013.
RANGEL, L.; GIRALDO, V.; MACULAN, N. Conhecimento de matemática para o ensino: um estudo colaborativo sobre números racionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 42-70, 2015.
SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, p. 4-14, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.