A integração da educação profissional técnica de nível médio à educação de jovens e adultos: o trabalho docente no proeja

Autores

  • Telma Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.113

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Saberes Docentes

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação, em andamento, que tem como objeto o trabalho docente de professores que atuaram no curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática que atende ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro  – Campus Rio de Janeiro.   O PROEJA é um  programa que aproxima a Educação Profissional (EP) da Educação de Jovens e Adultos (EJA).   A pesquisa, de abordagem qualitativa, busca compreender como os professores enfrentaram desafios e especificidades  próprios  da  complexidade  oriunda  da  articulação  destas  duas  modalidades  de ensino.  As entrevistas aprofundadas, concedidas pelos sujeitos da pesquisa, vão compor o material empírico que possibilitará reflexões sobre a construção/mobilização de saberes e fazeres desses professores.  Após dez anos de implantação do PROEJA, a integração EP e EJA ainda é um desafio.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

ALVES, T. . A integração da educação profissional técnica de nível médio à educação de jovens e adultos: o trabalho docente no proeja. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 14–25, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.113. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/113. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos