A integração da educação profissional técnica de nível médio à educação de jovens e adultos: o trabalho docente no proeja

Autores

  • Telma Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2017.018

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Saberes Docentes

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação, em andamento, que tem como objeto o trabalho docente de professores que atuaram no curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática que atende ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro  – Campus Rio de Janeiro.   O PROEJA é um  programa que aproxima a Educação Profissional (EP) da Educação de Jovens e Adultos (EJA).   A pesquisa, de abordagem qualitativa, busca compreender como os professores enfrentaram desafios e especificidades  próprios  da  complexidade  oriunda  da  articulação  destas  duas  modalidades  de ensino.  As entrevistas aprofundadas, concedidas pelos sujeitos da pesquisa, vão compor o material empírico que possibilitará reflexões sobre a construção/mobilização de saberes e fazeres desses professores.  Após dez anos de implantação do PROEJA, a integração EP e EJA ainda é um desafio.

Referências

ALMEIDA, P. C. A. de; BIAJONE, J. Saberes docentes e Formação inicial de Professores: implicações e desafios como propostas de Formação. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 33, n. 2, agosto, 2007, p. 281-295. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022007000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 02/01/2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BORGES, C.; TARDIF, M. Apresentação. Educação & Sociedade. São Paulo, Ano 22, n. 74, abr.2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394: promulgada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em: www.mec.gov.br/legis/default.shtm>. Acesso em 07/02/ 2016.

BRASIL. MEC/SETEC. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base. PROEJA. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Brasília, ago. 2007.

BRASIL. CEFETEQ/RJ. Diretoria de Ensino Médio Técnico. Projeto Político Pedagógico do Curso PROEJA/MSI. Nilópolis, jul. 2007.

CYRINO, M.C. de C. T. Preparação e emancipação profissional na formação inicial do professor de Matemática. In: NACARATO, A.D.; PAIVA, M; A. V. (Orgs.) A Formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 77-88.

DAMATTA, R. O Ofício do Etnólogo, ou como Ter “Anthropological Blues” In: NUNES, E. de O. (Org.) A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1978, p. 23-35.

FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. (Coleção Fronteiras da Educação)

GOODSON, I. F. Dar Voz ao Professor: As Histórias de Vida dos Professores e o seu Desenvolvimento Profissional. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de Professores. Porto, Portugal: Editora Porto, 2007, p. 63-78. (Coleção Ciências da Educação).

KAUFMANN, J. C. A Entrevista Compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Tradução de Thiago de Abreu e Lima Florencio; revisão técnica de Bruno César Cavalcanti. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2013.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo Perspec. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.

LAHIRE, B. Entrevista com Bernard Lahire. Áskesis – Revista dos Discentes do PPGS/UFSCar, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 200-210, 2012.

LAHIRE, B. Patrimônios individuais de disposições – Para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, Oeiras, n.49, p. 11-42, 2005.

LAHIRE, B. Trajetória acadêmica e pensamento sociológico. Entrevista à Educ. Pesqui., São Paulo, v. 30, n.2, p. 315-321, 2004

MACHADO, M. M. A educação de jovens e adultos no Brasil pós-Lei nº 9.394/96: a possibilidade de constituir-se como política pública. In: MACHADO, M. M. (Org.). Educação de Jovens e Adultos. Brasília: INEP, 2009.

MONTEIRO, M.A.; NARDI, R.; FILHO, J.B.B. Dificuldade dos Professores em Introduzir a Física Moderna no Ensino Médio: a necessidade de superação da racionalidade técnica nos processos de formativos. In: NARDI, R (Org.). Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, p 145-159.

NÓVOA, A. Apresentação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de Professores. Coleção Ciências da Educação. Porto, Portugal: Editora Porto, 2007.

. Os professores: Um “novo” objeto da investigação educacional? In: (Org.). Vida de Professores. Coleção Ciências da Educação. Porto, Portugal: Editora Porto, 2007, p. 14-30.

PAIVA, M.A.V. O Professor de Matemática e sua formação: a busca da identidade profissional. In: NACARATO, A.D.; PAIVA, M; A. V. (Orgs.) A Formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 89-110.

. Saberes do Professor de Matemática: uma reflexão sobre Licenciatura. In: Educação Matemática em Revista – Licenciatura em Matemática um curso em discussão. São Paulo: SBEM, ano 9, nº 11, p. 95-104, abr. de 2002.

POUBEL, C.M.S.; PINHO, L.G. Política Educacional e Proeja: Um Balanço das Produções Acadêmicas Entre Os Anos De 2009 Até 2013. In: Entrelaçando olhares por uma educação planetária: anais completos: 2. Seminário de Jovens e Adultos da PUC – Rio/ (Orgs.) Renato Pontes Costa e Valéria endonça Vianna. 1. ed. – Rio de Janeiro: Caetés, 2015, p.303-313.

TARDIF, M. Saberes docentes e Formação Profissional. 14ª Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

01-01-2017

Como Citar

ALVES, T. . A integração da educação profissional técnica de nível médio à educação de jovens e adultos: o trabalho docente no proeja. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 14–25, 2017. DOI: 10.4322/gepem.2017.018. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/113. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos