Educação Matemática e Ideologia

Autores

  • Andréa Thees Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.112

Palavras-chave:

Ideologia, Etnomatemática, Educação Matemática Crítica

Resumo

A  pesquisa  de  doutorado  “Práticas  profissionais  de  professores  de  matemática  mediadas  pelo audiovisual”, que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, encontra-se em fase preliminar dos estudos bibliográficos e revisão de literatura. Pretendemos analisar como se desdobram as práticas docentes mediadas pelo audiovisual, de professores de matemática que lecionam na Educação Básica, através de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma etnografia virtual como metodologia. Neste recorte, utilizamos como aporte teórico alguns autores alinhados com a teoria social marxiana, com a Etnomatemática e com a Educação Matemática Crítica. Como resultados parciais, apresentaremos indícios de como a relação entre a Educação Matemática e a Ideologia pode ser interpretada sob o ponto de vista sociopolítico.

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Publicado

01-01-2017

Como Citar

THEES, A. . Educação Matemática e Ideologia. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 70, p. 4–13, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.112. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/112. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos