BRINCADEIRAS SUL-SUDANESAS E INDÍGENAS NA ESCOLA

UMA EXPERIÊNCIA COM MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

Palabras clave:

educação física escolar, mídias e tecnologias, brincadeiras

Resumen

Este texto analisa como mídias e tecnologias potencializam a construção de saberes em estudantes e professores na Educação Física escolar. Entre março e maio de 2025, alunos do 4º e 5º ano de uma escola municipal em Porto Alegre/RS experienciaram brincadeiras sul-sudanesas e indígenas por meio de um livro, jogo eletrônico, vídeos e imagens digitais. Registradas em diários de campo, as atividades demonstraram que a mediação tecnológica favoreceu uma apropriação cultural significativa e criativa das brincadeiras, ampliando o interesse das crianças por temas transversais como gênero, sexualidade, raça e cultura, e promovendo reflexões críticas sobre diversidade e identidade.

Biografía del autor/a

Maitê Venuto de Freitas, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Mestre e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Professora de Educação Física da educação básica da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS.

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto e Pesquisador da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2026-02-11

Número

Sección

Dossiê ou Número Temático