O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL PAULISTA: ANÁLISE DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Autores/as

  • Daniel Teixeira Maldonado
  • Márcia Aparecida Jacomini

Palabras clave:

Rede Estadual Paulista, Itinerários Formativos, Educação Física Escolar

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender como a Educação Física foi (des)contemplada nos componentes curriculares dos itinerários formativos produzidos pela rede estadual paulista em 2022. Foi realizada pesquisa documental, com análise do Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento. Os resultados evidenciaram que a área ocupa lugar marginalizado na parte flexível do currículo, distancia-se do entendimento mais contemporâneo de linguagens, reforça o paradigma da aptidão física e ressignifica conceitos progressistas para uma visão conservadora de Mundo. Conclui-se que a reforma do Ensino Médio produziu propostas curriculares superficiais e acríticas para a Educação Física, potencializando formação juvenil despolitizada.

Publicado

2024-12-09

Número

Sección

Dossiê ou Número Temático