DESAFIOS DE BRINCAR E CONVIVER

EXPERIÊNCIAS ENTRE CRIANÇAS CEGAS E VIDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

Keywords:

Crianças cegas, Educação Física, Educação Inclusiva

Abstract

O presente texto problematiza desafios impostos para a educação na perspectiva inclusiva. Para isso utiliza-se de observações em aulas de Educação Física ocorridas em uma creche municipal, ofertadas a crianças com idade entre um ano e três meses e dois anos, entre elas uma menina e um menino cegos. Algumas crianças videntes se aproximam da dupla esboçando sentimento de piedade, mas também atentas aos cuidados com elas. Por outro lado, os pequenos cegos estão expostos a curiosidades que ignoram seus desejos e lhes encaram como se bonecos fossem. São essas crianças capazes de mostrar como nossos preconceitos são engendrados desde a mais tenra idade e como modulam discursos e as próprias práticas de convivência.

Author Biographies

Gisele Carreirão Gonçalves, Fundação Catarinense de Educação Especial

Doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. É licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Educação Física, na linha “Teoria e Prática Pedagógica”, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. É professora efetiva da Fundação Catarinense de Educação Especial.

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Alexandre Fernandez Vaz é licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil) pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha. É Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, onde atua nos cursos de licenciatura lecionando Teorias da Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Na UFSC coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea. É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (PQ-1C).

Published

2025-08-22