O NOVO ENSINO MÉDIO FLUMINENSE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • Antonio Fernando Ribeiro Rocha
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins

Keywords:

Contrarreforma, Currículo, Política Educacional

Abstract

O objetivo é compreender como a contrarreforma implementada no Novo Ensino Médio fluminense reverbera nos docentes da Educação Física. A metodologia usada foi a pesquisa documental do tipo descritivo-interpretativa. As fontes consultadas foram: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996; Base Nacional Comum Curricular; a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017; Resoluções da SEEDUC nº 6018/2021, nº 6035/2022 e nº 6219/2023; e o Catálogo de Eletivas. Na análise documental, constatamos como as principais implicações aos docentes as reduções na carga horária do componente curricular Educação Física e o risco a sua integralização em uma única escola que, por sua vez, comprometem a formação da juventude e implicam na precarização do trabalho docente.

Published

2024-12-09

Issue

Section

Dossiê ou Número Temático