Acumulación flexible, habilidades socioemocionales e innovación
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v9i14.886Palabras clave:
Fundamentos de educación, Psicología y educación, Comportamiento innovadorResumen
Este artículo aborda la interfaz entre las habilidades socioemocionales y la idea de innovación, con el objetivo de revelar implicaciones para la formación humana. Realizamos una investigación cualitativa, analizando documentos de organizaciones multilaterales, especialmente la UNESCO y la OCDE. Identificamos que la agenda de innovación vinculada a la tecnología y las nociones de comportamiento fue incorporada como una habilidad dentro del marco de “Novo Ensino Médio”. Esto objetiva adaptar a los jóvenes a un contexto de condiciones de vida y de trabajo precarias. Imbuidos de la retórica de la innovación y la asunción de riesgos, los trabajadores son responsables de su éxito o fracaso, lo que disminuye las perspectivas de reclamar y acceder a derechos sociales universales.
Citas
ACCIOLY, Inny Bello; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. As Competências Socioemocionais na Formação da Juventude: Mecanismos de Coerção e Consenso frente às Transformações no Mundo do Trabalho e os Conflitos Sociais no Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 706–733, 2021.
ANANIADOU, K.; CLARO, Magdalean. 21st Century Skills and Competences for New Millennium Learners in OECD Countries. OECD Education Working Papers. 2009, no. 41. Paris: OECD Publishing n.41 Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/218525261154.pdf?expires=1698022523&id=id&accname=guest&checksum=3A15D26615F4A3990F59D21BA64AC4C0. Acesso em: 4 jul. 2023.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0 1. ed. São Paulo: Boitempo. 2020, p. 11-22.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Brasília, DF: Gabinete do Ministro, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199. Acesso em: 09 abr. 2020.
CASTRO, M. S. de. Análise da concepção de inovação expressa nos documentos oficiais que fundamentam o Novo Ensino Médio. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2020.
CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Cieb na Bett Educar: novos produtos e debate sobre inovação educacional mediada por tecnologia. CIEB, 2019. Disponível em: https://cieb.net.br/cieb-na-bett-educar-novos-produtos-e-debate-sobre-inovacao-educacional-mediada-por-tecnologia/ Acesso em: 20 jun. 2023.
CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Notas técnicas #18: Ensino híbrido e o uso das tecnologias digitais na educação básica. São Paulo: CIEB, 2021a. E-book em pdf.
CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Parceiros. CIEB, 2022. Disponível em: https://cieb.net.br/quem-somos/#parceiros Acesso em: 12 dez. 2022.
CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Parceiros. CIEB, 2021b. Disponível em: https://cieb.net.br/quem-somos/#parceiros Acesso em: 5 out. 2021.
CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Parceiros. CIEB, 2020. Disponível em: https://cieb.net.br/quem-somos/#parceiros Acesso em: 15 dez. 2020.
DUARTE, Patricia Ferreira. Educação para o século XXI e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB): uma conexão estratégica. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 42, p. 01-17, 22 jul. 2022.
DUARTE, Patrick Marinho. As competências e habilidades socioemocionais necessárias aos professores do século XXI: Um estudo à luz da ética, da excelência e do engajamento. 2021. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2021.
EXAME. Após reforma do ensino médio, alunos têm aulas de 'O que rola por aí', 'RPG' e 'Brigadeiro caseiro'. Exame, 2023. Disponível em: https://exame.com/brasil/apos-reforma-do-ensino-medio-alunos-tem-aulas-de-o-que-rola-por-ai-rpg-e-brigadeiro-caseiro/. Acesso em 04 jul. 2023.
FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e o Marxismo, v. 5, n. 8, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/view/220. Acesso em 06 jun. 2023.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – FBSP. Anuário brasileiro de segurança pública. Ano 15. São Paulo, 2021. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/07/anuario-2021-completo-v6-bx.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
GLOBO. Estudantes de Niterói e Foz do Iguaçu vencem segunda edição do desafio LED. Globo, 2023a. Disponível em: https://somos.globo.com/movimento-led-luz-na-educacao/noticia/estudantes-de-niteroi-e-foz-do-iguacu-vencem-segunda-edicao-do-desafio-led.ghtml. Acesso em: em 04 jul. 2023.
GLOBO. Festival LED 2023 | Pitch Desafio LED – Me dá uma luz aí!. Globoplay, 2023b. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/11718968. Acesso em: em 04 jul. 2023.
INICIATIVA PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA- IIEB. Material de discussão: A importância de políticas nacionais e centros de inovação em educação. São Paulo. Disponível em: https://www.cieb.net.br/wp-content/uploads/2016/08/092015_IIEB-Planos-Nacionais-Benchmarks_WEB_AF.pdf. Acesso em: 30 jun. de 2023.
INOVAÇÃO. In: DICIONÁRIO Priberam online de Português. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/inova%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 04 jul. 2023.
KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 139, p.331-354, abr.-jun., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mJvZs8WKpTDGCFYr7CmXgZt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 jun. 2023.
LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. As frentes de ação da classe dominante na educação: entre o Todos Pela Educação e a ideologia Escola Sem Partido In: Rodrigo de Azevedo Cruz (org). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos: Parnaíba, 2020. p.11-22. E-book. Disponível em: https://liepe.amandy.com.br/assets/data/files/Classe_dominante_e_educacao_em_tempos_de_pandemia_uma_tragedia_anunciada4.pdf. Acesso em 22 out. 2023.
LOBBY. In: DICIONÁRIO Priberam online de Português. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/lobby. Acesso em: 04 jul. 2023.
MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto. Competências socioemocionais: gênese e incorporação de uma noção na política curricular e no ensino médio, E-mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, 2021. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46754>. Acesso em 22 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46754.
MÉSZÁROS, István. A Crise Estrutural do Capital. 2ª ed. São Paulo: BOITEMPO, 2009.
Ministro, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199. Acesso em: 09 jun. 2023.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Estudos da OCDE sobre competências: Competências para o progresso social: o poder das competências socioemocionais. São Paulo: Fundação Santillana, 2015.
OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Skills for Innovation and Research. Paris, 2011. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/skills-for-innovation-and-research_9789264097490-en. Acesso em: 09 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264097490-en.
OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Fórum Internacional de Políticas Públicas Educar para as Competências do Século 21. São Paulo. 2014. Disponível em: http://www.educacaosec21.org.br/foruminternacional2014/. Acesso em: 20 jun. 2023.
PIMENTA, Marcelo. Innovation Skills: quais as habilidades necessárias para ser um profissional inovador? Marcelo Pimenta, 2021. Disponível em: https://marcelo.pimenta.com.br/quais-as-habilidades-necessarias-para-ser-um-profissional-inovador/. Acesso em: 28 jun. 2023.
PRETTO, Nelson. O mercado da educação. ANPED, 2016. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/o-mercado-da-educacao-por-nelson-pretto-ufba. Acesso em: 30 jun. de 2023.
RODRIGUES, Carlos Eduardo Serrina de Lima. Habilidades socioemocionais: a OCDE e seu projeto de governança educacional global. Anped, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt13-4316.pdf. Acesso em 04 de jul. 2023.
SCHUMPETER, Joseph. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: Uma investigação sobre Lucros, Capital, Crédito, Juro e o Ciclo Econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Coaching: entenda o significado e como funcionam as sessões. SEBRAE, 2013. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-coaching-desmistificando-o-assunto.Acesso em 04 de jul. 2023.
SHIROMA, Eneida. Otto.; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
SMALDINO, Bruno. O que é Mindset? Exame Academy. Disponível em: https://academy.exame.com/blog/o-que-e-mindset. Acesso em: 3 jul. de 2023.
STANSBURY, Meris. 2010. One-to-one Computing Programs Only as Effective as Their Teachers. e-School News. Disponível em: http://www.eschoolnews.com/2010/02/16/11-programs-only-as-good-as-their-teachers/. Acesso em: 3 jul. de 2023.
TRUCANO, Michael. One-to-one Educational Computing Initiatives Around the World. Edutech: A World Bank Blog on ICT Use in Education. 2010. Disponível em: http://blogs.worldbank.org/edutech/1-to-1-around-the-world. Acesso em: 3 jul. de 2023.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION - UNESCO. Repensar Educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília. 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244670, Acesso em: 20 jun. 2023.
UNITED STATES Department of Education – U.S. Department of Education. Office of Educational Technology. International Experiences with Educational Technology: Final Report. Washington, D.C., 2011.