Acumulación flexible, habilidades socioemocionales e innovación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v9i14.886

Palabras clave:

Fundamentos de educación, Psicología y educación, Comportamiento innovador

Resumen

Este artículo aborda la interfaz entre las habilidades socioemocionales y la idea de innovación, con el objetivo de revelar implicaciones para la formación humana. Realizamos una investigación cualitativa, analizando documentos de organizaciones multilaterales, especialmente la UNESCO y la OCDE. Identificamos que la agenda de innovación vinculada a la tecnología y las nociones de comportamiento fue incorporada como una habilidad dentro del marco de “Novo Ensino Médio”. Esto objetiva adaptar a los jóvenes a un contexto de condiciones de vida y de trabajo precarias. Imbuidos de la retórica de la innovación y la asunción de riesgos, los trabajadores son responsables de su éxito o fracaso, lo que disminuye las perspectivas de reclamar y acceder a derechos sociales universales.

Biografía del autor/a

Patricia Ferreira Duarte, Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juíz de Fora (CAp/UFJF), Brasil

Maestra en Educación por la Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando el doctorado en el Programa de Postgrado en Educación, Contextos Contemporáneos y Demandas Populares de la Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Se desempeña como docente de Educación Básica, Técnica y Tecnológica en el Colégio de Aplicação João XXIII de la UFJF. Forma parte del Laboratorio de Investigación Estado, Poder y Educación de la UFRRJ y del Grupo de Estudio sobre Pedagogía Histórico-Crítica y Educación Básica de la UFJF.

Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doctor en Educación por la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Se desempeña como profesor del Departamento de Educación y Sociedad del Instituto Multidisciplinario de la Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), donde forma parte del cuerpo docente del programa de Posgrado en Educación, Contextos Contemporáneos y Demandas Populares ( PPGEduc) y lidera el grupo de investigación Laboratorio de Investigación en Estado, Poder y Educación (LIEPE). Es editor de la Revista Interinstitucional Artes de Educar y coordinador de la columna Tubarões da Educação del portal Esquerda On Line. Es investigador asociado al grupo de investigación Laboratorio de Investigación en Educación, Medio Ambiente y Sociedad (LIEAS).

 

Citas

ACCIOLY, Inny Bello; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. As Competências Socioemocionais na Formação da Juventude: Mecanismos de Coerção e Consenso frente às Transformações no Mundo do Trabalho e os Conflitos Sociais no Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 706–733, 2021.

ANANIADOU, K.; CLARO, Magdalean. 21st Century Skills and Competences for New Millennium Learners in OECD Countries. OECD Education Working Papers. 2009, no. 41. Paris: OECD Publishing n.41 Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/218525261154.pdf?expires=1698022523&id=id&accname=guest&checksum=3A15D26615F4A3990F59D21BA64AC4C0. Acesso em: 4 jul. 2023.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0 1. ed. São Paulo: Boitempo. 2020, p. 11-22.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Brasília, DF: Gabinete do Ministro, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199. Acesso em: 09 abr. 2020.

CASTRO, M. S. de. Análise da concepção de inovação expressa nos documentos oficiais que fundamentam o Novo Ensino Médio. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2020.

CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Cieb na Bett Educar: novos produtos e debate sobre inovação educacional mediada por tecnologia. CIEB, 2019. Disponível em: https://cieb.net.br/cieb-na-bett-educar-novos-produtos-e-debate-sobre-inovacao-educacional-mediada-por-tecnologia/ Acesso em: 20 jun. 2023.

CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Notas técnicas #18: Ensino híbrido e o uso das tecnologias digitais na educação básica. São Paulo: CIEB, 2021a. E-book em pdf.

CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Parceiros. CIEB, 2022. Disponível em: https://cieb.net.br/quem-somos/#parceiros Acesso em: 12 dez. 2022.

CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Parceiros. CIEB, 2021b. Disponível em: https://cieb.net.br/quem-somos/#parceiros Acesso em: 5 out. 2021.

CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Parceiros. CIEB, 2020. Disponível em: https://cieb.net.br/quem-somos/#parceiros Acesso em: 15 dez. 2020.

DUARTE, Patricia Ferreira. Educação para o século XXI e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB): uma conexão estratégica. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 42, p. 01-17, 22 jul. 2022.

DUARTE, Patrick Marinho. As competências e habilidades socioemocionais necessárias aos professores do século XXI: Um estudo à luz da ética, da excelência e do engajamento. 2021. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2021.

EXAME. Após reforma do ensino médio, alunos têm aulas de 'O que rola por aí', 'RPG' e 'Brigadeiro caseiro'. Exame, 2023. Disponível em: https://exame.com/brasil/apos-reforma-do-ensino-medio-alunos-tem-aulas-de-o-que-rola-por-ai-rpg-e-brigadeiro-caseiro/. Acesso em 04 jul. 2023.

FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e o Marxismo, v. 5, n. 8, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/view/220. Acesso em 06 jun. 2023.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – FBSP. Anuário brasileiro de segurança pública. Ano 15. São Paulo, 2021. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/07/anuario-2021-completo-v6-bx.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

GLOBO. Estudantes de Niterói e Foz do Iguaçu vencem segunda edição do desafio LED. Globo, 2023a. Disponível em: https://somos.globo.com/movimento-led-luz-na-educacao/noticia/estudantes-de-niteroi-e-foz-do-iguacu-vencem-segunda-edicao-do-desafio-led.ghtml. Acesso em: em 04 jul. 2023.

GLOBO. Festival LED 2023 | Pitch Desafio LED – Me dá uma luz aí!. Globoplay, 2023b. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/11718968. Acesso em: em 04 jul. 2023.

INICIATIVA PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA- IIEB. Material de discussão: A importância de políticas nacionais e centros de inovação em educação. São Paulo. Disponível em: https://www.cieb.net.br/wp-content/uploads/2016/08/092015_IIEB-Planos-Nacionais-Benchmarks_WEB_AF.pdf. Acesso em: 30 jun. de 2023.

INOVAÇÃO. In: DICIONÁRIO Priberam online de Português. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/inova%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 04 jul. 2023.

KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 139, p.331-354, abr.-jun., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mJvZs8WKpTDGCFYr7CmXgZt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 jun. 2023.

LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. As frentes de ação da classe dominante na educação: entre o Todos Pela Educação e a ideologia Escola Sem Partido In: Rodrigo de Azevedo Cruz (org). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos: Parnaíba, 2020. p.11-22. E-book. Disponível em: https://liepe.amandy.com.br/assets/data/files/Classe_dominante_e_educacao_em_tempos_de_pandemia_uma_tragedia_anunciada4.pdf. Acesso em 22 out. 2023.

LOBBY. In: DICIONÁRIO Priberam online de Português. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/lobby. Acesso em: 04 jul. 2023.

MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto. Competências socioemocionais: gênese e incorporação de uma noção na política curricular e no ensino médio, E-mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, 2021. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46754>. Acesso em 22 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46754.

MÉSZÁROS, István. A Crise Estrutural do Capital. 2ª ed. São Paulo: BOITEMPO, 2009.

Ministro, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199. Acesso em: 09 jun. 2023.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Estudos da OCDE sobre competências: Competências para o progresso social: o poder das competências socioemocionais. São Paulo: Fundação Santillana, 2015.

OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Skills for Innovation and Research. Paris, 2011. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/skills-for-innovation-and-research_9789264097490-en. Acesso em: 09 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264097490-en.

OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Fórum Internacional de Políticas Públicas Educar para as Competências do Século 21. São Paulo. 2014. Disponível em: http://www.educacaosec21.org.br/foruminternacional2014/. Acesso em: 20 jun. 2023.

PIMENTA, Marcelo. Innovation Skills: quais as habilidades necessárias para ser um profissional inovador? Marcelo Pimenta, 2021. Disponível em: https://marcelo.pimenta.com.br/quais-as-habilidades-necessarias-para-ser-um-profissional-inovador/. Acesso em: 28 jun. 2023.

PRETTO, Nelson. O mercado da educação. ANPED, 2016. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/o-mercado-da-educacao-por-nelson-pretto-ufba. Acesso em: 30 jun. de 2023.

RODRIGUES, Carlos Eduardo Serrina de Lima. Habilidades socioemocionais: a OCDE e seu projeto de governança educacional global. Anped, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt13-4316.pdf. Acesso em 04 de jul. 2023.

SCHUMPETER, Joseph. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: Uma investigação sobre Lucros, Capital, Crédito, Juro e o Ciclo Econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Coaching: entenda o significado e como funcionam as sessões. SEBRAE, 2013. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-coaching-desmistificando-o-assunto.Acesso em 04 de jul. 2023.

SHIROMA, Eneida. Otto.; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SMALDINO, Bruno. O que é Mindset? Exame Academy. Disponível em: https://academy.exame.com/blog/o-que-e-mindset. Acesso em: 3 jul. de 2023.

STANSBURY, Meris. 2010. One-to-one Computing Programs Only as Effective as Their Teachers. e-School News. Disponível em: http://www.eschoolnews.com/2010/02/16/11-programs-only-as-good-as-their-teachers/. Acesso em: 3 jul. de 2023.

TRUCANO, Michael. One-to-one Educational Computing Initiatives Around the World. Edutech: A World Bank Blog on ICT Use in Education. 2010. Disponível em: http://blogs.worldbank.org/edutech/1-to-1-around-the-world. Acesso em: 3 jul. de 2023.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION - UNESCO. Repensar Educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília. 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244670, Acesso em: 20 jun. 2023.

UNITED STATES Department of Education – U.S. Department of Education. Office of Educational Technology. International Experiences with Educational Technology: Final Report. Washington, D.C., 2011.

Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Duarte, P. F., & Lamosa, R. de A. C. . (2024). Acumulación flexible, habilidades socioemocionales e innovación. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 9(14), e–886. https://doi.org/10.29404/rtps-v9i14.886