Ações afirmativas no ensino superior na perspectiva histórica
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.630Palabras clave:
Ações Afirmativas, Ensino Superior, Política de CotasResumen
O presente artigo parte da abordagem de alguns referenciais bibliográficos na compreensão da constituição histórica das ações afirmativas para o ingresso do negro no Ensino Superior. Destaca a evolução das legislações de acordo com o histórico social, do período colonial ao século XX. Considerando a escravidão como elemento histórico crucial para analisar a importância dos princípios de igualdade, justiça e direito social. Pela necessidade de trazer à tona conceitos de raça em relação ao ensino público e todas as imbricações que permeiam as questões raciais no acesso e permanência à universidade pública no Brasil. Concluiu-se que ao se completar uma década da lei de cotas houve evolução no processo de implementação nas instituições federais, mas que ainda não caracteriza uma realidade do Ensino Superior em sua totalidade.
Palavras-Chave: Ações Afirmativas, Ensino Superior, Lei de cotas.
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