Ações afirmativas no ensino superior na perspectiva histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.630

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Ensino Superior, Política de Cotas

Resumo

O presente artigo parte da abordagem de alguns referenciais bibliográficos na compreensão da constituição histórica das ações afirmativas para o ingresso do negro no Ensino Superior. Destaca a evolução das legislações de acordo com o histórico social, do período colonial ao século XX. Considerando a escravidão como elemento histórico crucial para analisar a importância dos  princípios de igualdade, justiça e direito social. Pela necessidade de trazer à tona conceitos de raça em relação ao ensino público e todas as imbricações que permeiam as questões raciais no acesso e permanência à universidade pública no Brasil. Concluiu-se que ao se completar uma década da lei de cotas houve evolução no processo de implementação nas instituições federais, mas que ainda não caracteriza uma realidade do Ensino Superior em sua totalidade.

Palavras-Chave: Ações Afirmativas, Ensino Superior, Lei de cotas.

Biografia do Autor

Samira Nathalia Pizza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco (USF), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos  (UFSCar). Atua como assistente social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Carlos.

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professora da Universidade São Francisco (USF), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, do qual é vice coordenadora, é Editora do Periódico Horizontes (ISSN: 2317-109X). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da qual é integrante efetiva da Comissão de Ética em Pesquisa em Educação. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Grupo de Pesquisa "Filosofia, História e Teoria Social" da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Ilca dos Santos Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco (USF), Campus Itatiba, Mestra em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, Unidade de Americana. Atua como Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Piracicaba. É membro do Grupo de Pesquisa em Ética, Política e História da Educação Brasileira (GEPHEB/CNPQ) da USF.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

Pizza, S. N., Siquelli, S. A., & Freitas, I. dos S. (2022). Ações afirmativas no ensino superior na perspectiva histórica. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–630. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.630