As políticas educacionais e o agravamento da desigualdade social

considerações acerca do governo Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.624

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Desigualdade social, Governo Bolsonaro

Resumo

Com base em uma pesquisa maior que consiste em um mapeamento sobre os conflitos institucionais advindos das políticas impostas à educação durante os anos de 2019-2022, no governo de Jair Bolsonaro, este artigo problematiza como as desigualdades sociais foram expostas e acentuadas a partir das políticas educacionais implementadas pelos gestores à frente do Ministério da Educação. O objetivo é analisar as ações e as negativas do atual governo na apropriação de recursos da educação para os interesses privatistas e de mercado. Para realizar o embate proposto, foram analisadas 28 matérias on-line publicadas que apresentavam os conflitos de interesse entre o governo e as necessidades educacionais da população. Após a revisão sistemática do material empírico utilizado, argumentamos que as políticas educacionais do atual governo se alinharam ao projeto neoliberal e se contrapuseram a ciência.

Biografia do Autor

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação (ESPE/UFRRJ) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências (Episteme/UERJ).

Andreia Gomes da Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade (DES) do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Programas de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). É Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação (ESPE/IM/UFRRJ). Integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ).

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

Moura, A. de C., & Cruz, A. G. da. (2022). As políticas educacionais e o agravamento da desigualdade social: considerações acerca do governo Bolsonaro . RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–624. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.624