Estado da arte da produção científica sobre políticas de formação inicial de professores e de indução profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.626Palabras clave:
Formação Inicial de Professores, Indução Profissional Docente, Professores Iniciantes, Políticas de FormaçãoResumen
O estudo sobre as políticas de formação de professores iniciantes apresenta-se como um campo de pesquisa bastante fértil em face das preocupações emergentes na sociedade contemporânea quanto às questões da complexidade do trabalho docente. O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento das pesquisas sobre as políticas de formação inicial de professores e de indução profissional docente na última década. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, do tipo estado da arte, realizada a partir de trabalhos disponibilizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como em artigos registrados no Google Acadêmico. Os resultados evidenciam que os aspectos históricos, econômicos, e sociais influenciam na constituição do perfil profissional dos professores iniciantes, definindo o modelo a ser adotado, porém, esse modelo nem sempre atende às demandas sociais, dado os desafios que a realidade educacional apresenta, configurando-se, portanto, como um problema que causa desigualdades na formação e, por vezes, desistência da profissão.
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