As políticas educacionais e o agravamento da desigualdade social
considerações acerca do governo Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.624Palabras clave:
Políticas educacionais, Desigualdade social, Governo BolsonaroResumen
Com base em uma pesquisa maior que consiste em um mapeamento sobre os conflitos institucionais advindos das políticas impostas à educação durante os anos de 2019-2022, no governo de Jair Bolsonaro, este artigo problematiza como as desigualdades sociais foram expostas e acentuadas a partir das políticas educacionais implementadas pelos gestores à frente do Ministério da Educação. O objetivo é analisar as ações e as negativas do atual governo na apropriação de recursos da educação para os interesses privatistas e de mercado. Para realizar o embate proposto, foram analisadas 28 matérias on-line publicadas que apresentavam os conflitos de interesse entre o governo e as necessidades educacionais da população. Após a revisão sistemática do material empírico utilizado, argumentamos que as políticas educacionais do atual governo se alinharam ao projeto neoliberal e se contrapuseram a ciência.
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