As políticas indigenistas de educação e o(a) professor(a) como intelectual indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.682

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Educação Territorializada, Intelectual Indígena

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre o protagonismo do(a)s professore(a)s indígenas considerando-os enquanto importantes articuladores da implementação da escola indígena. O(a) professor(a) indígena é entendido(a) aqui enquanto um(a) intelectual forjado(a) na perspectiva da tradição oral e dos aspectos culturais de seu povo, cujo pertencimento étnico está intimamente relacionado com suas histórias de lutas e resistências. A metodologia utilizada para a análise proposta é de cunho qualitativo com ênfase em análise documental, bibliográfica e abordagem de campo de caráter etnográfico intermediado por diálogos com professores indígenas Tentehar Guajajara. Como resultado conclui-se que o professor indígena é o sujeito que ocupa um campo de atuação em que o saber tradicional ligado ao seu povo se articula com o saber ocidental ligado à sociedade não indígena.

Biografia do Autor

Daniela de Fátima Ferraro Nunes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestra em Andropologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua como Professora da Universidade Estadual do Maranhão e integra a Rede Universitas/Br.

Vera Lúcia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com P´ós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (UL, Portugal) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professora Titular aposentada do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, onde permanece como integrante do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. É pesquisadora Bolsista Produtividade Nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES); é vice-coordenadora do GT-11 - Políticas da Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pequisa em Educação (ANPEd). É coordenadora geral da Rede UNIVERSITAS/BR. 

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

Nunes, D. de F. F., & Chaves, V. L. J. (2023). As políticas indigenistas de educação e o(a) professor(a) como intelectual indígena. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–682. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.682