O NÃO LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO (NEM), A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DE POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Gabriela Biancardi Braga
  • Erineusa Maria da Silva

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio (NEM), Educação Física, Precarização do Trabalho

Resumo

O presente estudo visa apresentar o cenário da Educação Física escolar na rede de ensino no Espírito Santo no contexto do NEM, bem como, as alterações nas condições de trabalho dos/as docentes e possibilidades de resistência a partir de uma pesquisa desenvolvida na EEEFM Cel. Antônio Duarte, no Município de Iconha/ES. O mesmo teve caráter qualitativo e se valeu de uma pesquisa documental e das experiências docentes de uma das autoras. Os resultados demonstram que a partir da implantação do NEM os/as estudantes tiveram o acesso negado aos saberes historicamente construídos pela humanidade sobre a Cultura Corporal a partir da redução das aulas de Educação Física e os/as docentes tiveram uma piora nas suas condições de trabalho.

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Publicado

2024-12-09

Edição

Seção

Dossiê ou Número Temático