Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A RTPS- Revista Trabalho, Política e Sociedade é uma publicação semestral on-line, de acesso aberto e gratuito, do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), vinculado à Linha de Pesquisa “Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais” do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A ênfase da RTPS são estudos e pesquisas das áreas de Sociologia, Ciência Política, Educação, Serviço Social, História, Geografia, bem como de outras áreas das ciências humanas e sociais aplicadas que produzem conhecimentos que perpassam a relação ontológica existente entre o trabalho, a política e a sociabilidade contemporânea. Nessa perspectiva, a RTPS foi instituída com o propósito de fomentar e disseminar abordagens científicas que estabeleçam relações entre:

  • trabalho e relações de poder;
  • trabalho e sociabilidade contemporânea;
  • trabalho e educação;
  • trabalho e subjetividade;
  • trabalho e questões de gênero;
  • trabalho e questões étnico-raciais;
  • trabalho e desenvolvimento humano e social;
  • trabalho e cultura;
  • trabalho e meio ambiente;
  • trabalho e gestão da produção, dentre outras possibilidades epistemológicas originadas do trabalho como referência analítica.

Desse modo, a RTPS constitui uma proposta editorial de disseminação de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções que se insiram em um campo de referência analítica capaz de perpassar a relação ontológica existente entre o trabalho, a política e a sociedade, tanto no aspecto material como imaterial; tanto no aspecto objetivo como subjetivo; tanto no aspecto estrutural como superestrutural.

A RTPS mantém fluxo contínuo para submissão on-line de originais gratuitamente, de acordo com as normas especificadas nas Diretrizes aos Autores disponíveis neste sitio. À critério do Comitê Editorial da RTPS, também poderão ser aceitas propostas de dossiês temáticos de no mínimo oito artigos cujo conteúdo se encaixe no escopo da revista e redação de acordo com as Diretrizes aos Autores.

 

 

POLÍTICA DE ACESSO

A RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.

 

 

INDEXADORES

Diadorim

Latindex

Sumários

SIS - Scientific Indexing Services

Google Scholar

Livre - Revistas de Acesso Livre 

Directory of Research Journals Indexing

ResearchBib 

Miar

REDIB - Red Iberoamerina de Innovación y Conocimiento Científico

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences

DOAJ – Directory of Open Access Journals

 



PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

O processo de avaliação se constitui de duas etapas. A primeira consiste em uma verificação da adequação da formatação do texto às normas da RTPS, da pertinência do tema abordado ao escopo da Revista e da ausência de plágio. Nesta primeira etapa, os manuscritos que ultrapassem o limite de 20% de similaridade com textos já publicados, que estiverem em desacordo com as normas da RTPS e que não sejam pertinentes ao seu escopo serão rejeitados pelos editores e a decisão será informada aos autores. Somente os manuscritos aprovados nessa primeira etapa serão submetidos à segunda etapa do processo avaliativo. A segunda etapa consiste na avaliação do manuscrito por dois pareceristas ad hoc com expertise reconhecida na área de conhecimento em que os temas tratados se inserem. Nesta segunda etapa será(ão) preservada(s) a(s) identidade(s) do(s) autor(es) e dos pareceristas. Em caso de discrepância entre os dois pareceres, um terceiro pareceristas será acionado para melhor subsidiar a decisão do Comitê Editorial. Com base nos pareceres emitidos, o Comitê Editorial tomará a decisão final e informará aos autores.

Os manuscritos serão avaliados a partir dos seguintes critérios: relevância, atualidade ou originalidade do tema; coerência, solidez teórico/metodológica; qualidade do tratamento dispensado aos dados empíricos; adequação e atualidade da bibliografia utilizada; qualidade da escrita e adequação às normas da ABNT e da RTPS. A decisão editorial poderá apontar para as seguintes possibilidades:

  • Aceitação – quando o manuscrito apresenta condições de ser publicado sem necessidade de revisão.

  • Aceitação condicionada a revisões requeridas – quando o manuscrito apresenta condições de ser publicado, desde que sejam atendidas modificações sugeridas por pareceristas.

  • Submissão encaminhada para nova rodada de avaliação – quando o manuscrito não apresenta condições de ser publicado na forma como está, demandando modificações substantivas, o que exige uma nova rodada de avaliação.

  • Sugestão para que o manuscrito seja submetido a outro periódico – quando o manuscrito apresenta condições de ser publicado, mas não se encaixa no escopo da RTPS.

  • Rejeição – quando o artigo não apresenta qualquer condição de ser publicado na RTPS.

 

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Ao submeterem originais à RTPS, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à RTPS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
       
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).