Cartas pedagógicas na formação docente

pesquisa como prática da liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.632

Palavras-chave:

Cartas Pedagógicas, Pensamento Crítico, Narrativas, Teoria Freireana

Resumo

A desigualdade social tem alcançado níveis extremos e afetado as camadas mais populares. Diante disso, pesquisadores têm se debruçado para pensar caminhos para mudar essa realidade. No bojo dessa discussão, uma educação progressista se converte em uma possibilidade para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a. Logo, este ensaio pretende refletir de que forma uma pesquisa-formação via cartas a ser oferecida para os professores pode contribuir para uma reflexão da própria prática e para a transformação social. Acredita-se que a potencialidade (trans)formativa das narrativas em cartas pedagógicas, alinhada à discussão dos saberes necessários à prática educativa são elementos importantes, haja vista que na formação docente permanente, a reflexão crítica sobre a prática é fundamental.

Biografia do Autor

William Alves, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado Rio de Janeiro (FAETERJ), Brasil

Doutorando  em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde obteve o título de Mestre em Educação. Atua como professor no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), como Diretor Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Barra do Piraí,  e como professor/coordenador de Estágio Supervisionado na Faculdade de Educação Tecnológica do Estado Rio de Janeiro (FAETERJ). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa "Formação de Professores, Narrativas e Estágio Supervisionado (FORNAES). 

Aristóteles de `Paula Berino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). É líder do Grupo de Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo (GRPESQ) e representa a UFRRJ no Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALVES, W. T (org). Cartas pedagógicas: experiências dos estagiários do curso de Pedagogia da FAETERJ na Pandemia. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022.

BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: Bakhtin, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 3-192.

BAUER, M.; JOVCHELOVITCH, S. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.

BERINO, Aristóteles. Interminados, Criadores e Sonhadores: o problema da estética em Paulo Freire. Revista de Estidos Culturais. São Paulo: EACH USP. p. 24-38, 2020

BERINO, Aristóteles; CABRAL, Talita. Cartas sobre a Discência e a Docência On-Line: uma experiência com Paulo Freire. REDOC. p. 175- 190, set./dez. 2022 disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/viewFile/60136/39563, acessado em 17 de maio de 2022.

CAMINI, Isabela. Cartas pedagógicas: aprendizados que se entrecruzam e se comunicam. Porto Alegre: ESTEF, 2012.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Paz & Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2013

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedaógicas e outros escritos. 7ª Ed. Paz & Terra, 2021a.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não. 36ª Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021b.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 327-345, 1995.

GONSALVES, Elisa Pereira. Da ciência e outros saberes: trilhas da investigação científica na pós-modernidade. Campinas, SP: Alínea, 2004.

HAN, Byung-Chul. Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo. Petrópolis: Vozes, 2021

JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, E. C.; MENNA-BARRETO, M. H. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: Edipucrs, 2006.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

MELO, G. N. de. Formação inicial de professores para a educação básica. São Paulo: Brasiliense, 1999.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 15-34.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (org). Vidas de professores. Porto,2007, p. 11-30.

NÓVOA, António. Professor se forma na escola. Nova escola, São Paulo. n. 142, maio 2001.

PAULO, Fernanda dos Santos; DICKMANN, Ivo (Org.). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. 1. ed. Chapecó: Livrologia, 2020. (Coleção Paulo Freire; v. 2

PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2009.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes da docência. São Paulo: Cortez, 1999

SCHON, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÒVOA, António. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 77-92.

SOUZA, E. C. de (Org.). Autobiografias, História de Vida e Formação: pesquisa e ensino. Salvador/Bahia: EDUNEB - EDIPUCRS, 2006.

SOUZA, E. C. de. Histórias de vida e formação de professores. São Paulo: Quarteto, 2008.

ZEICHNER, Ken. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÒVOA, António. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de novação Educacional, 1992, p. 115-138.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Alves, W., & Berino, A. de `Paula. (2022). Cartas pedagógicas na formação docente: pesquisa como prática da liberdade . RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–632. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.632