Ensino Médio no Brasil

reordenamento federal e estadual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.e-610

Palavras-chave:

Política Educacional, Reformas Educacionais, Ensino Médio

Resumo

O artigo parte do contexto econômico da reestruturação produtiva e sociopolítico configurado pelo neoliberalismo mediado pela Terceira Via, que no Brasil tem ampliado o padrão de dualidade educacional e adotado o modelo gerencial de gestão educacional. Através de análise documental, objetiva analisar os reordenamentos da reforma do Ensino Médio (EM) que no âmbito federal condiciona o financiamento à assistência técnica e ao controle dos sistemas na adequação dos currículos à Base Nacional Comum Curricular. Na legislação do Estado do Rio de Janeiro verifica alterações em torno da flexibilização e diversificação dos currículos. A análise da legislação aponta que a reforma do EM delineia uma formação voltada às múltiplas formas precárias de sobrevivência dos trabalhadores frente à lógica atual do capital, bem como novas formas de formação docente e organização escolar.

Biografia do Autor

Míriam Morelli Lima de Mello, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Professora de política educacional do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC/UNICAMP) e do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho Política e Sociedade (GTPS) do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É Membro associado da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e membro da Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (Redestrado).

Viviane de Souza Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como Professora do Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ). É Docente orientadora do Programa de Residência Pedagógica da CAPES.

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Publicado

06-10-2022

Como Citar

Mello, M. M. L. de, & Rodrigues, V. de S. (2022). Ensino Médio no Brasil: reordenamento federal e estadual . RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–607. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.e-610