Estratégias de inclusão através do brincar

políticas públicas para o desenvolvimento das crianças ciganas em Quissamã, RJ

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Infância cigana; Práticas lúdicas; Políticas públicas educacionais; Inclusão cultural.

Resumo

Este estudo, originário de uma tese defendida em 2023, lança luz sobre a infância cigana, com ênfase particular nas práticas lúdicas dentro do acampamento Mathias, localizado em Quissamã, Rio de Janeiro. Através de uma metodologia etnográfica adaptativa, que incluiu visitas ao campo e o uso de tecnologias móveis para coleta de dados durante a pandemia de COVID-19, o estudo documenta a rica experiência de brincar dessas crianças, destacando a falta de atenção dada a essas práticas tanto na literatura acadêmica quanto nas políticas públicas. Os resultados apontam para um contraste significativo entre as necessidades reais das crianças Calon e as abordagens educacionais e políticas existentes, sugerindo uma necessidade urgente de políticas públicas mais inclusivas e sensíveis à realidade cigana. Além disso, o estudo reforça a importância de legislação específica que reconheça e integre a cultura cigana nas salas de aula, de maneira comparável às proteções oferecidas às culturas afro-brasileira, africana e indígena. 

Biografia do Autor

Profª. Drª Maria Marques, Pesquisadora Independente

Professora Doutora pela Universidade do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET _-RJ.    Professora de Língua Inglesa da Rede Estadual do Rio de Janeiro e de Língua Portuguesa do município de Macaé, RJ. Sacerdotisa de Umbanda do CROHR. Saquarema, RJ.                                 Pesquisadora Independente. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3373918509246581

 

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Publicado

2024-12-03