Estratégias de inclusão através do brincar
políticas públicas para o desenvolvimento das crianças ciganas em Quissamã, RJ
Palavras-chave:
Palavras-chave: Infância cigana; Práticas lúdicas; Políticas públicas educacionais; Inclusão cultural.Resumo
Este estudo, originário de uma tese defendida em 2023, lança luz sobre a infância cigana, com ênfase particular nas práticas lúdicas dentro do acampamento Mathias, localizado em Quissamã, Rio de Janeiro. Através de uma metodologia etnográfica adaptativa, que incluiu visitas ao campo e o uso de tecnologias móveis para coleta de dados durante a pandemia de COVID-19, o estudo documenta a rica experiência de brincar dessas crianças, destacando a falta de atenção dada a essas práticas tanto na literatura acadêmica quanto nas políticas públicas. Os resultados apontam para um contraste significativo entre as necessidades reais das crianças Calon e as abordagens educacionais e políticas existentes, sugerindo uma necessidade urgente de políticas públicas mais inclusivas e sensíveis à realidade cigana. Além disso, o estudo reforça a importância de legislação específica que reconheça e integre a cultura cigana nas salas de aula, de maneira comparável às proteções oferecidas às culturas afro-brasileira, africana e indígena.
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