A política de assistência estudantil na educação superior do IFMS: estratégias e ações no contexto da pandemia da covid-19

Autores

  • Débora Rogéria Neres de Souza Garcia
  • Joelma Inês Evangelista
  • Carina Elisabeth Maciel

DOI:

https://doi.org/10.29327/222332.6.10-3

Palavras-chave:

Educação Superior, Pandemia, Política de Assistência Estudantil

Resumo

Esse artigo tem como objetivo evidenciar e avaliar as políticas e ações de assistência estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no contexto da pandemia da Covid-19. As ações de assistência estudantil podem contribuir para minimizar a evasão dos estudantes em condições de vulnerabilidade e consequentemente proporcionar a conclusão do curso, a pandemia da Covid-19 e as medidas de prevenção à disseminação da doença fez com que as aulas presenciais fossem suspensas, assim, as instituições de educação superior tiveram que se adaptar para atender as demandas educacionais por meio do ensino remoto, todavia, esse cenário de mudanças associado a falta de recursos tecnológicos, bem como problemas socioeconômicos que são agravados pelo contexto da pandemia podem projetar-se como obstáculos na vida acadêmica dos estudantes. Para o desenvolvimento deste artigo fez-se uso das legislações sancionadas no âmbito educacional em decorrência da pandemia, bem como as estratégias e ações adotadas pelo IFMS. A análise dos dados levantados permitiram evidenciar a importância das políticas de assistência estudantil no IFMS, a necessidade de investimentos financeiros e de políticas públicas educacionais decorrentes da pandemia por parte do Estado.

Downloads

Publicado

2022-03-15