Política de ação afirmativa na pós-graduação stricto sensu

uma análise do Instituto Federal de Mato Grosso

Autores

  • Dra. Maria Auxiliadora de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0003-3443-5099
  • Prof. Dr. Nuno Miguel Augusto Universidade da Beira interior-Portugal

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, branquitude, ação afirmativa, antirracismo, Educação Superior

Resumo

A marcação da diferença racial estrutura a desigualdade educacional intensificada nos níveis mais avançados da escolarização. Nesse sentido, a política de ação afirmativa na pós-graduação stricto sensu possibilita justiça social com a inclusão de grupos étnico-raciais historicamente excluídos desse nível de ensino. Assim, esta pesquisa se propõe a analisar a política de ação afirmativa adotada pelos programas de pós-graduação acadêmicos stricto sensu do Instituto Federal de Mato Grosso, no período de 2017 – 2023, identificando as modalidades, critérios, grupos sociais contemplados e discutindo sobre a necessidade da implementação de ações de permanência. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que constitui-se do método de análise documental (editais de seleção). No percurso investigativo é privilegiado a produção teórica-política da decolonialidade e estudos críticos da branquitude que mobilizam o pensamento decolonial, pelo potencial analítico crítico e engajado nos processos de luta pela reexistência, emancipação, justiça social e combate ao racismo estrutural brasileiro. Os programas analisados implementam a política afirmativa pela modalidade de reserva de vagas, com critérios étnico-raciais e deficiência, contemplando pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência, pela indução da Portaria Normativa 13/2016, sendo esta propositiva no contexto da democratização da educação superior, especificamente, da pós-graduação.

Biografia do Autor

Dra. Maria Auxiliadora de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutora em Sociologia. Mestre em Ciências Ambientais.  Graduação em Pedagogia. Professora permanente da área de Pedagogia no Mestrado em Ensino IFMT/UNIC. Professora no IFMT - Campus Várzea Grande, Mato Grosso, Brasil.

Prof. Dr. Nuno Miguel Augusto, Universidade da Beira interior-Portugal

Doutor pela UBI (2007), Portugal. Mestre em sociologia pela Universidade de Évora (1998). Licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior (UBI) (1995). É docente na UBI desde 1996, sendo desde 2007 Professor Auxiliar. Presidiu ao Departamento de Sociologia da UBI entre 2009 e 2015 e é actualmente o coordenador do pólo do CIES-IUL na UBI (CIES-UBI). 

https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/nuno-miguel-cavaca-augusto/cv

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Publicado

2023-12-29