Perfil socioeconômico e destino ocupacional de cotistas egressos dos cursos de graduação da UENF
Palavras-chave:
Políticas afirmativas; Trajetórias; Cotistas egressos.Resumo
Este artigo buscou identificar as trajetórias acadêmicas e o destino ocupacional dos estudantes cotistas egressos dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, tendo como pano de fundo as políticas de ações afirmativas e seus efeitos como instrumentos de viabilização do acesso de grupos minoritários ao ensino superior. Esta pesquisa objetivou conhecer e analisar os perfis socioeconômico e cultural desses alunos, suas condições de escolarização, os marcadores do processo de escolha pelo curso superior e o destino ocupacional que tiveram. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa survey e aplicado questionário estruturado, enviado por e-mail pela Secretaria de Graduação da UENF, a partir de formulário do Google. O recorte da pesquisa compreendeu os estudantes negros e os oriundos de escolas públicas que se graduaram na instituição nos anos de 2008 a 2018, de todos os 17 cursos ofertados. Dos 266 questionários enviados, 17,7% (n=47) foram respondidos. Destes, 70,2% (n=33) são cotistas oriundos de escolas públicas, e 29,8% (n=14) são cotistas negros. Os respondentes têm origem nas camadas populares da sociedade e, portanto, são detentores de um baixo volume de capitais econômico e cultural. Apesar disso, possuem trajetórias escolares prolongadas, inclusive para além da conclusão do ensino superior, já que 60,9% (n= 29) cursaram ou estavam cursando a pós-graduação no momento de aplicação do questionário. Os dados levantados corroboram a ideia de ampliação das oportunidades de escolarização para um público que, até recentemente, era excluído dos cursos de graduação e, consequentemente, de pós-graduação brasileiros.
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