INTELECTUALIDADE NEGRA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Otair Fernandes de Oliveira

Palavras-chave:

INTELECTUALIDADE NEGRA, geração de pesquisadores negros(as), universidades brasileiras, luta antirracistas, políticas afirmativas, campo da educação

Resumo

A questão que motiva e dá sentido à proposição deste capítulo consiste em indagar sobre a possibilidade da construção de produção do conhecimento contra-hegemônico na luta contra o racismo e as desigualdades sociorraciais no campo educacional brasileiro. Tamanha ousadia não será possível responder nas páginas que se seguem, mas pelo menos pretende-se estimular futuras reflexões. Por ora, temos como obetivo iniciar essa discussão apresentando algumas questões sobre a produção de conhecimento com base na emergência de uma geração de pesquisadores negros(as) nas universidades brasileiras que articulam a militância política e a produção do conhecimento sobre a realidade étnico-racial fundamentada em sua própria vivência racial, inserindo-se politicamente na luta antirracistas e desafiando a universidade e os órgãos do Estado a implementarem políticas afirmativas, notadamente no campo da educação.

A presença de um grupode pesquisadores(as) e negro(as) no meio acadêmico brasileiro é um fenômeno recente e tem sido objeto de algumas reflexões ainda incipientes sobre o assunto. Historicamente, os(as) negros(as) sempre estiveram excluídos da educação brasileira em geral, principalmente na educaçãosuperior, pois havia fortes barreiras raciais que impediam que negros(as)almejassem a carreira acadêmica até os anos 70 do século XX (Carvalho, 2005-2006). A partir dos anos oitenta com a democratização do país e o revigoramento domovimento social negro brasileiro a entrada de negro(as) nas universidades como parte da luta pelasuperação do racismo, em prol do direito à educação edoconhecimentopassou a ser reinvindicada. Nos anos de 1990 a presença, ainda tímida, de pesquisadores negros(as) nas universidades, sobretudo, nas públicas, já se fazia sentir nos círculos intelectuais brasileiros.

Downloads

Publicado

2022-07-29