SOBRE ETNICIDADE, GRUPO ÉTNICO E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO
Palavras-chave:
ETNICIDADE, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, ÉTNICO, SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO, etnicidade afro-brasileiraResumo
Este artigo tem com objetivo abordar os temas: etnicidade, grupo étnico, cultura afro-brasileira no sistema de ensino brasileiro considerando as alterações na lei de diretrizes e base da educação brasileira (lei 9394/96) por meio da lei 10639/2003 que torna obrigatório no ensino básico o estudo da historia afro-brasileira e dos africanos. Tal lei introduz noções e conceitos até então ausentes nos currículos do ensino básico brasileiro tais como: cultura étnica, etnicidade, minoria, desigualdade racial e educação inclusiva num Brasil multicultural. Tomaremos com exemplo uma manifestação cultural complexa e ambígua pelos seus múltiplos pertencimentos: nacional, popular e étnico: a escola de samba. Deste modo ela é, ao mesmo tempo, considerada pelas ciências sociais e humanas, pelo Estado e pelo senso comum como um dos ícones da brasilidade e de etnicidade afro-brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
https://creativecommons.org/