ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE: DISPUTAS POLÍTICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Julio Roitberg
  • Luciano Marques da Silva

Palavras-chave:

Juventudes, Ocupação das escolas, Currículo, Identidades, Orientação sexual, Gênero

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as distâncias entre políticas públicas e demandas contemporâneas de gênero e sexualidade na escola. Para isso, analisamos aspectos discursivos das juventudes fluminenses depreendidos em dois momentos em escolas públicasde duas redes estaduais de ensino, no estado do Rio de Janeiro. O primeiro se dá entre turmas do Ensino Médio de uma escola da Baixada Fluminense, desenvolvido pelo segundo autor, e o outro durante o “movimento de ocupação” em uma escola do subúrbio carioca e outra da zona oeste, pelo primeiro. Assim, acreditamos conhecer, ainda que incipientemente, já que se trata de um estudo preliminar, demandas das juventudes no que se refere à diversidade relativa aos temas gênero, orientação sexual e identidade de gênero. Gênero e Diversidade na Escola foi projeto oferecido por meio de edital da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (HEILBORN & ROHDEN, 2009). O resultado da investigação é um contexto extremamente adverso ao quadro politizado ideologicamente por forças reacionárias legislativas que impedem o debate de gênero, retirando-o dos planos de educação. Os estudos das juventudes, em suas lutas e resistências (GROPPO, 2006), dentro ou não dos movimentosestudantis (BORTOT, 2007), através de suas representações identitárias e presença nas políticas das juventudes, intervenções estéticas, subjetividades, multiculturalismo, prende-se a projeto que pesquisa as tramas juvenis, a arte e o currículo em escolas públicas do Ensino Médio, desenvolvido na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ). Concebemos a educação como prática social, constitutiva e constituinte das relações sociais mais amplas, a partir de embates e processos em disputa (ARROYO, 2013) que traduzem distintas concepções de homem, de mundo e de sociedade (DOURADO, 2007). Essa retirada da discussão de gênero dos planos de educação também impede todo o potencial que o debate provoca e manifesta e a escola tem sede e fome desse debate.

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Publicado

2022-07-29