CRIANÇA NA COMUNIDADE JONGO NA ESCOLA: A TRADIÇÃO DO JONGO RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Patrícia Gomes Rufino Andrade

Palavras-chave:

Educação quilombola, Jongo Mirim, Fazer Pedagógico

Resumo

O texto que agora apresentamos foi concebido durante pesquisa realizada em 2010-2012 objetivando prosseguir com estudos étnicos que abordam a problemática da compreensão do processo educacional da tradução de saberes nas comunidades jongueiras e caxambuzeiras, acompanhado do estudo de como essas práticas se refletem ou não nas escolas.O Jongo mirim foi uma proposta da Secretaria Municipal de Cultura de Conceição da Barra em parceria com a Secretaria Municipal de Culturade Conceição da Barra. Essa parceria resultou na condição da contratação de um “Mestre” de jongo para trabalhar a prática do jongo na escola. O projeto existe desde 2008, e conta hoje com 17 crianças.A pesquisa na escolapermitiu que organizássemosmomentos de interlocuções em que as crianças construíram textos, desenhos, relatos de experiências e contaram histórias sobre o quilombo. Esses momentos enriqueceram o trabalho e apontaram que a escola está caminhandocom as praticas de jongo, porém há ainda necessidade de maior proximidade entre o fazer pedagógico e a prática jongueira.

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Publicado

2022-07-29