REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL
Palavras-chave:
Demandas populares, Educação popular, História da educação, Paulo FreireResumo
Refletir sobre a educação popular esua contribuição no cenário educacional brasileiro torna-se urgente em momentospolíticos como odo Brasilatualmente. A educação pública brasileira tem sido alvo de um desmonte,comcortes drásticosde investimentos por parte do governo, precarização dos professores,atrasos de salários e cortes de bolsas de pesquisa. Diante desse cenário,esse artigo surgecomo fruto das discussões realizadas na disciplina “Educação e Demandas Populares”, do curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-graduaçãoem Educação,Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Este artigo temcomo principal objetivo abordara construçãohistóricada educação popular no Brasil ea sua importância para a construção de uma educação crítico-reflexiva. Para tal,nos direcionamos aos estudos de Paulo Freire e aos autores considerados referência nessa área de estudo. Como metodologia,utilizamos a revisão bibliográfica de literatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
https://creativecommons.org/