POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSÍVEIS RELAÇÕES
Palavras-chave:
Política Pública, Movimentos Sociais, Formação de ProfessoresResumo
O presente ensaio objetiva emergir reflexões sobre Educação como política pública e sua estreita relação com os Movimentos Sociais. A relaçãoentre Sociedade, Estado e Educação, bem como sobre Educaçãocomo política pública se entrecruzam com a temática formação de professores. Destacamose defendemos o protagonismo de alguns docentes que reconhecemas potencialidades da construção coletiva e da corresponsabilidade pela sua formação e de outros professores. Recorremos à revisão bibliográfica como proposta metodológica para sustentar nossas reflexões a partir das colocações de Höfling (2002), Azevedo (1997) e de Gohn (2012). Podemos sintetizar que,ao nos preocuparmos com a qualidade dos processos formativos, defendemos uma outra perspectiva para superar a formação ingênua, superficial e a desvalorização do profissionale vemos nos princípios dos movimentos sociais possíveis contribuições.
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