UNIVERSIDADE, RAÇA E JUVENTUDE: UMA ABORDAGEM ACERCA DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Palavras-chave:
Permanência, Universidade, Ações Afirmativas.Resumo
Este artigo aborda a reflexão acerca da permanência de estudantes no Ensino Superior brasileiro, desde a criação dessas primeiras instituições no país. No âmbito das políticas de ações afirmativas no Brasil, discute sobre os avanços traçados por diferentes medidas legislativos, assim como também pela ação dos movimentos negros, no sentido de garantir a diminuição da desigualdade social e o combate ao racismo. Em sua abordagem, o texto apresenta três eixos de discussão. No primeiro eixo, discute como o Estado, por meio da educação contribui para aprofundar os problemas sociais da nação. No segundo eixo, apresenta a importância do papel dos movimentos sociais, em especial dos movimentos negros, na formulação das políticas educacionais. E, no terceiro eixo dialoga sobre a concepção de permanência no Ensino Superior, com enfoque no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e nos conceitos de políticas de permanência e juventude. Conclui destacando o quanto a educação no Brasil contribuiu –e ainda contribui –para o aprofundamento dos problemas sociais, porém ressalta o caráter educativo dos movimentos sociais. Por fim, destaca os avanços, no campo educacional, do programa PNAES e sua importância em garantir a permanência de estudantes pobres no Ensino Superior, tendo em vista seus objetivos propostos.
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