LEITURAS DE ESTADO EM GRAMSCI E SUASAPROPRIAÇÕESNAS PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Elem Lustosa
  • Michelle Fernandes Lima
  • Anita Helena Schlesener

Palavras-chave:

Gramsci, Produção acadêmica

Resumo

presente artigo resultou da pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação daUniversidade Estadual do Centro Oeste. A investigação teve como foco o mapeamento da produção acadêmica em políticas educacionaisque toma por base aperspectiva gramsciana. Tais trabalhos fazem parte doBanco de Teses e Dissertações da CAPES de 2013 a 2016. O estudo da produção do conhecimento científico e dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em política educacional tomou por base duas linhas de interpretação da obra gramsciana que sinalizam algumas tendências de leitura no Brasil: liberal e revolucionária, ambas contempladas nas teses e dissertações na área de política educacional. Partimos da suposição de que o conceito de Estado é frequentemente contempladonas produções científicas sobre políticas educacionais, o que destacaa importância em problematizá-locomo fio condutor deste trabalho.

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Publicado

2022-07-29