POLÍTICAS DE DIFUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM RESGATE HISTÓRICO
Palavras-chave:
Tecnologias da informação e comunicação;, políticas públicas, informática educativa, inclusão digitalResumo
Seguindo uma tendência internacional e com intuito de atender a demanda pela disseminação de um conhecimento mais científico-tecnológico para uma sociedade em desenvolvimento, foi que surgiram as primeiras experiências,ainda na década de 1970, do uso do computador na educação brasileira. Desde essa época até agora, ocorreram mudanças significativas na nossa forma de se comunicar, interagir e aprender. Não obstante, muitos foram os programas e projetos desenvolvidos a fim de levar parte dessas mudanças para as escolas públicas. Opresente artigo tem como objetivo apresentar um breve resgate histórico das principais iniciativas que ocorreram no país para incentivar a introdução das tecnologias da informação e comunicação no cenário educacional. O texto pretende trazer ao leitor uma reflexão crítica a respeito do processo de democratização do uso das tecnologias na educação, levando em consideração os interesses do capital. Como resultado, destacamos a necessidade de superar a ideia de que apenas o acesso às tecnologias garante avanços e melhorias no ambiente educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
https://creativecommons.org/