FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O INDÍGENA E O NEGRO NO BRASIL
Palavras-chave:
Formação docente, Relações étnico-raciais, Educação brasileiraResumo
O artigo apresenta reflexões acerca da importância da instrumentalização de uma consciência crítica libertadora, que leve o docente e o educando a um processo reflexivo-crítico. Neste caminho, Paulo Freire (1987), Walsh (2002), Oliveira (2010), Guedin (2012), Guimarães (2012) e Petit (2015) deram o suporte teórico que embasaram o diálogo construído no campo epistemológico com algumas experiências que foram colocadas em destaque. O trabalho reflete e analisa a importância da aplicação das leis que complementaram o artigo 26-A da LDBEN, 10.639/03 e 11.645/08, na formação de educadores brasileiros, embasadas numa interculturalidade crítica e decolonial, valorizando o conhecimento tradicional nas práticas de formação de professores na educação brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
https://creativecommons.org/