ESCOLA, RACISMO E DESEMPENHO ESCOLAR: O ROMPIMENTO DA PROFECIA AUTO REALIZADORA DO FRACASSO A PARTIR DO RELATO DE TRÊS JOVENS NEGROS
Palavras-chave:
Meninos negros, Discriminação, Desempenho EscolarResumo
Esse trabalho contém uma reflexão inicial inspirada no meu projeto de doutoramento em curso, cujoobjeto sãoos processos de construção doêxito escolar de meninos negros. A vasta literatura sobre desempenho escolar apontapara além dos investimentos pedagógicos familiares,o sucesso eo fracasso possuemuma forte relação com o gênero e a raça dos estudantes. Pesquisas recentes como a realizada pelo Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, (INEP) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) identificaram que situações de discriminação ocorridas dentro da escola influenciavam na trajetória e desempenho escolar dos estudantes. Para ilustrar o debate, o texto apresentarelatosde três jovens negros que narram experiências de preconceito e suas relações com a escola. A metodologia usada para a coleta dos dados foi a partir de uma conversa direcionada com um roteirosemiestruturado eorganizadoem três blocos temáticos abordando questões sobre a escola, o racismo e a participação familiar. Algumas conclusõesiniciais nos mostramque a participação da família, redes de suportese a representatividade negra tem um papel importanteno processo de êxito escolar dos meninos negros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
https://creativecommons.org/