DENEGRINDO A INFÂNCIA: A LEI 10.639/03 NUMA PERSPECTIVA AFROCENTRADA
Palavras-chave:
Infância, Educação, Literatura, Cultura afro-brasileiraResumo
Este ensaio pode ser descrito como um conjunto de resultados parciais, revisão da literatura articulada com análises temáticas e interpretativas que giram basicamente em torno de uma questão geral. Quais as contribuições da lei 10.639/03 (ensino de história e cultura afro-brasileira e africana) para os estudos da infância? Para encaminhar o problema, trazemos à luz algumas hipóteses de trabalho. É preciso denegrir a infância se quisermos criar condições de possibilidade de uma educação plural e antirracista. Neste ensaio não poderemos discorrer longamente sobre esses modelos civilizatórios, vale ressaltar que não estamos a defender idealismos românticos e essencialismos racialistas. Mas, ressaltando aspectos históricos, socioantropológicos e filosóficos quesão mais comuns em algumas sociedades. Não teremos espaço para debater polêmicas suscitadas por esse debate. A capacidade de descolonizar nossas “adulterações” (tornar-se adulto civilizado somente pelo modelo ocidental). Isso não significa que queremos recuperar uma essência perdida; mas, reafirmar que a nossa infância está sempre presente nas possibilidades de reinventarmos a nósmesmos.
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