A DIFICULDADE AO ACESSO DO AFRODESCENDENTE A ESCOLARIZAÇÃO
Palavras-chave:
Escolarização, Afrodescendente, Frente Negra BrasileiraResumo
Este trabalho visa compreender o apagamento da historiografia da educação relacionada à população negra. Para isso é importante a reflexão sobre o passado pois a historiografia brasileira ignorou os estudos sobre a população negra deixando de tratá-la como sujeitos de sua própria história (BARROS, 2005, p. 16). A prática adotada pela historiografia pode ser dominada como racismo historiográfico (REIS, 2009) devido à abordagem sobre a população negra e seus processos de aquisição de conhecimentos. No final do período escravocrata onde existia lacuna que possibilitou a população negra pudesse acessar outros saberes. Ancoramo-nos teoricamente nas pesquisas, Siss (2003) e Fonseca (2007) quando pensam essas questões de raça e etnia. É preciso, como aponta Kilomba (2017) desconstruir o racismo e descolonizar o conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
https://creativecommons.org/