TRABALHO NOS EXTREMOS: UMA REFLEXÃO SOBRE TRABALHO E GUERRA FRIA UTILIZANDO TÉCNICAS DE RPG NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.29327/211303.5.8-12Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, História, Ensino Técnico, Ciências HumanasResumo
Tratando-se da educação profissional brasileira, longos são os debates sobre ser utilitária ou emancipadora. Essa discussão envolve a reflexão sobre o Ensino Médio Integrado. Como a formação omnilateral, unindo teoria e prática, efetiva-se ou não nesse currículo, principalmente na integração das Ciências Humanas à área técnica dos cursos? Nesta pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), procurou-se, além de analisar esse panorama em turmas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, elaborar como produto educacional um RPG (Role-Playing Game) para apresentar aos alunos os diferentes modelos de organização industrial. Também se objetivou explorar as relações históricas e políticas dessas modalidades de trabalho com a Guerra Fria (1945-1989), inserindo a reflexão dentro da disciplina de História – contribuindo ao debate político da atualidade. Como fundamentação ao uso do RPG como ferramenta educacional, utilizou-se a teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky (1896-1934).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
https://creativecommons.org/