A CONTRIBUIÇÃODE PAULO FREIRE PARA O USO CRÍTICO DE MEMES NO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.29327/211303.5.8-8Palavras-chave:
Memes, Ensino de Literatura, Currículo, Linguagens Hipermidiáticas, Letramento digitalResumo
O presente artigo integra uma pesquisa em desenvolvimento, cujo objetivo é investigar de que maneira as linguagens hipermidiáticas, por meio dos memes, se fazem presentes em sala de aula, assim como o Currículo Oficial do estado de São Paulo os enxergam, especificamente no tocante à prática dos multiletramentos. O estudo tem como objeto de pesquisa os memes de Literatura do Portal Lítera Brasil, à guisa de compreender como tais códigos semióticos podem potencializar as reflexões afeitas ao ensino de Literatura no Ensino Médio. A pesquisa apoia-se em Bakhtin (2013), para entender em que medida é possível compreender os memes como gênero textual multimodal e imbricado aos multiletramentos (ROJO e BARBOSA, 2012). Além deste campo conceitual, o conceito de letramento digital é analisado a partir da perspectiva freireana, na compreensão da positividade dos memes em sala de aula, em uma abordagem curricular que tenha por objetivo desenvolver o pensamento crítico dos estudantes.
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